segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Comitê de Mobilização de Franca e Restinga (SP) conquista novas parcerias

 Integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação que atua na região das cidades paulistas de Franca e Restinga têm buscado o apoio de representantes de diversos segmentos sociais para promover atividades que incentivem a interação família-escola. Entre os parceiros, estão instituições de ensino como a Universidade de Uberaba (UNIUBE), que vem auxiliando na capacitação de profissionais da educação, bem como o Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF), que organiza, para o mês de novembro, encontro dos secretários municipais de Educação das cidades que compõem a Diocese de Franca. A programação de ambas as atividades inclui a abordagem sobre a Mobilização Social pela Educação.

No desenvolvimento de atividades de capacitação para professores e alunos, o Departamento Municipal de Educação e Cultura de Restinga, que integra o Comitê local de Mobilização, tem contado, além da UNIUBE, com a colaboração da equipe responsável pela Oficina Cultural Cândido Portinari, sediada em Ribeirão Preto.

Em parceria com o Comitê, a equipe iniciou, em 14 de outubro, com previsão de encerramento em 4 de dezembro, uma série de oficinas para discussão de temas relacionados à “Contação de histórias e brincadeiras populares brasileiras”. Esta capacitação tem duração de uma semana e vem sendo realizada na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Lázaro Cassimiro de Lima, em Restinga.

Além das palestras proferidas semanalmente em escolas públicas da região, a convite da assistente social Mari Lane Soares Figueiredo, membros do Comitê conduziram apresentação sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação aos funcionários da empresa Amazonas. Durante a exposição, realizada no dia 5 de outubro, em Franca, os pais de alunos receberam orientações sobre como participar do cotidiano escolar dos filhos e esclareceram dúvidas acerca do tema.

Representantes do Lions Clube são outros parceiros integrados ao Comitê de Mobilização de Franca e região e que vêm realizando, nas escolas, palestras e reuniões direcionadas às famílias dos alunos. Durante essas atividades, além de divulgar a mensagem da cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos, os palestrantes membros do Lions Clube têm estimulado o debate e esclarecido dúvidas de familiares e educadores sobre o tema “como ajudar meu filho a estudar”.

As ações de Mobilização desenvolvidas pelo Comitê são apoiadas, ainda, pelas Diretorias de Ensino (DE) de Franca e de São Joaquim da Barra. Ambas as DEs reuniram os professores de seus municípios em grandes encontros, realizados em 17 de agosto e 5 de outubro, em Franca, e nos dias 24 de agosto e 7 de outubro, em São João da Barra. 

Com informações de Nize Lane Soares do Couto Rosa, secretária municipal de Educação de Restinga e membro do Comitê de Franca e região.

Nenhum comentário: