quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Eventos de Mobilização têm repercussão positiva entre funcionários da Fíbria/Votorantim

O empenho e o envolvimento dos funcionários da Fíbria - empresa controlada pelo Grupo Votorantim -, com atividades direcionadas ao incentivo à interação Família-escola foram destacados durante os eventos sobre Mobilização Social pela Educação, atividades realizadas nos dia 11 e 12 de novembro, no Espírito Santo e na Bahia.

Os depoimentos realizados durante os eventos revelaram o importante trabalho que esses funcionários têm promovido de maneira voluntária, no próprio ambiente da empresa, com o objetivo de estimular a participação das famílias na vida escolar dos filhos e de modo a envolver os colegas na Mobilização Social pela Educação.

E a repercussão positiva sobre a temática entre os colaboradores da empresa, após a realização desses encontros, também tem demonstrado o comprometimento dos funcionários com as atividades direcionadas ao incentivo à interação Família-escola.

Os funcionários têm manifestado o entusiasmo do grupo de trabalhadores com a continuidade das atividades de Mobilização. Também reconhecem a importância de sua colaboração e das iniciativas dos representantes do segmento empresarial na busca por melhoria do aproveitamento do ensino nas escolas públicas. Por meio de suas ações, os funcionários da Fíbria têm buscado oferecer contribuição ao avanço da qualidade da Educação e, desse modo, colaborar com a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Prefeitos e gestores educacionais do Espírito Santo e da Bahia discutem ações para melhorar educação em seus municípios

Em ambos os estados, onde a Fíbria tem unidades de negócios, os eventos da Mobilização foram realizadas em dois momentos distintos. O período da manhã foi dedicado a discussão sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR) - um compromisso que cada município assume com o Ministério da Educação (MEC) para melhorar a qualidade da educação em sua rede.  A partir de um diagnóstico, a Secretaria de Educação, com o apoio da comunidde educacional, elabora detalhadamente seu plano de ação, indicando os responsáveis por cada atividade, o tempo de duração e os resultados esperados. Cabe à secretaria, também, monitorar, com o apoio de universidades conveniadas com o MEC, o desenvolvimento do PAR. A elaborção e o monitoramento do PAR são condições indispensável para que os estados e municípios recebam assistência técnica e financeira do MEC para a execução das atividades planejadas. O ponto central dos dois encontros foi o replanejamento das ações previstas no PAR para 2011 e o planejamento de 2012.

No Espírito Santo, a reunião com gestores foi realizada, no dia 11 de novembro, na Secretaria Municipal de Educação  de Conceição da Barra, com a participação de cerca de 40 pessoas, entre prefeitos, secretários e técnicos de educação vindos de cidades como Vila Valério, Jaguaré, Pinheiros, Boa Esperança e São Mateus, que contribuíram com o debate promovido durante a atividade, 

Na Bahia, o local escolhido para o encontro com os gestores municipais, no dia 12 de novembro, foi  a cidade de Teixeira de Freitas. Cerca de 60 pessoas, entre oito prefeitos, 14 secretários de educação e técnicos de educação, dos municípios de Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Guaratinga, Mucuri, Itamaraju, Lajedão e  Nanuque, participaram das discussões e esclareceram suas dúvidas sobre diversos pontos relacionados ao PAR.

Famílias e lideranças sociais discutem importância de parceria com as escolas

No período da tarde, foram apresentadas às famílias, às lideranças sociais e  aos professores informações sobre o estado da educação no Brasil e sobre o Ideb nas escolas dos municípios participantes. Nesse contexto, foi discutivo o Plano de Mobilização Social pela Educação, a cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos, que foi distribuída aos participantes., e  as dicas e sugestões contidas nesta publicação para ajudar as famílias no acompanhamento da vida escolar dos filhos. 

A programação vespertina direcionada às famílias do  Espírito Santo, no dia 11, também foi realizada em Conceição da Barra. Na Bahia, por sua vez, a reunião com as famílias realizada na tarde do dia 12 foi promovida no município de Nova Viçosa. Estas reuniões, do mesmo modo, contaram com a participação dos prefeitos e de representantes da coordenação das secratarias de educação. Mais de 500 pessoas estiveram presentes nesses eventos.

Tanto nos encontros com os prefeitos, quanto com as famílias, a assessora especial do ministro da Educação, Linda Goulart, que coordena a Mobilização Social pela Educação no MEC, destacou a importância do envolvimento da sociedade, dos gestores, dos representantes do segmento empresarial, e das famílias, entre outras lideranças, no acompanhamento das ações promovidas pelo poder público em prol da melhoria da qualidade da educação.Ela também ressaltou a expressiva participação, nos encontros, de gestores da Educação de diversos municípios. O que segundo Linda Goulart, demonstra o compromisso assumido por eles para a melhoria da qualidade da educação.

O coordenador de Apoio aos Sistemas da Educação Básica do MEC, Luiz Hudson Guimarães, também participou dos encontros para esclarecer dúvidas dos gestores em relação ao Plano de Ações Articuladas (PAR), que é a ferramenta de gestão incorporada ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele destacou a importância do PAR para que os municípios tenham acesso aos recursos existentes no Plano referentes à educação.

Leia mais sobre os eventos da Mobilização Social pela Educação promovidos pela Fíbria/Votorantim

No Blog Educação:

No Blog da Mobilização

Nenhum comentário: