quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Conselho Nacional de Justiça lança Cartilha sobre Bullying

Bullying (violência física ou psicológica contra pessoa incapaz de se defender) é o tema abordado na Cartilha 2010 – Justiça nas Escolas publicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O material foi elaborado com o objetivo de orientar professores e demais profissionais da educação, além de famílias, sobre as formas de identificação, prevenção e erradicação desse fenômeno social.

A elaboração da cartilha integra as ações desenvolvidas pelo CNJ no âmbito do projeto Justiça na Escola que tem como objetivo aproximar o Judiciário e as instituições de ensino do país no combate e prevenção dos problemas que afetam crianças e adolescentes.

Os lançamentos da Cartilha e do projeto Justiça na Escola foram promovidos durante Seminário realizado em 20 de outubro, no Auditório da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), em Brasília (DF). O evento reuniu cerca de 300 profissionais que atuam no Judiciário e representantes de comunidades escolares para debater questões como combate às drogas, bullying, violência nas escolas e evasão escolar, entre outros. 

O que é Bullying?

O bullying é um termo ainda pouco conhecido do grande público, utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas. Os atos de violência (física ou não) ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas. Tais comportamentos não apresentam motivações específicas ou justificáveis. Em última instância, significa dizer que, de forma “natural”, os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas.

As formas de bullying são:

• Verbal (insultar, ofender, falar mal, colocar apelidos pejorativos, “zoar”).
• Física e material (bater, empurrar, beliscar, roubar, furtar ou destruir pertences da vítima).
• Psicológica e moral (humilhar, excluir, discriminar, chantagear, intimidar, difamar).
• Sexual (abusar, violentar, assediar, insinuar).
• Virtual ou Ciberbullying (bullying realizado por meio de ferramentas tecnológicas: celulares, filmadoras, internet etc.) 

(Fonte: Cartilha Bullying - CNJ) 

Nenhum comentário: