quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Bagé (RS) envolve comunidade escolar e famílias em ações de Mobilização

Mães de Bagé divulgam a Mobilização durante o desfile de 7 de Setembro
Mobilizadores do município gaúcho de Bagé têm inserido a abordagem sobre a Interação Família-escola na programação de atividades realizadas na cidade direcionadas a representantes de diversos segmentos sociais. Por meio do debate sobre o conteúdo da cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos promovido em reuniões nas escolas e em encontros realizados por entidades religiosas, a comunidade tem sido conscientizada a respeito da importância do envolvimento dos pais nos estudos dos filhos para a melhoria do aproveitamento do ensino.
Desde o lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação em Bagé - em 16 de junho de 2010, com cerca de 500 participantes e com a presença da assessora especial do Ministério da Educação e coordenadora nacional da Mobilização, Linda Goulart -, os mobilizadores da cidade vêm empenhando esforços para inserir o Plano nas atividades cotidianas e datas comemorativas no município.  

Os mobilizadores de Bagé também têm incentivado a inserção da abordagem sobre a Interação Família-escola na capacitação dos profissionais da educação. O tema integrou a pauta do evento de formação promovido pela Secretaria Municipal de Educação nos dias 21 e 22 de setembro. Aberta à comunidade, a atividade foi direcionada a orientadores e supervisores educacionais.
Com o objetivo oferecer orientação à ação dos voluntários de Bagé, o município sediou, ainda em setembro, Oficina de Formação de Mobilizadores. A atividade foi realizada nos dias 13 e 14, no teatro do Colégio Auxiliadora. Com exposições conduzidas pelo consultor MEC/OEI Sérgio Maia, a programação da Oficina disponibilizou aos participantes informações sobre como aplicar o Plano de Mobilização Social pela Educação na comunidade, além de dados sobre a educação brasileira e o papel dos pais e da sociedade para melhorar a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas.

O evento contou com a participação de pais de alunos, professores, representantes de associações de bairros, de entidades religiosas e da equipe diretiva das escolas.
Para o desfile realizado em comemoração ao dia 7 de setembro de 2010, os mobilizadores de Bagé convidaram mães de alunos das escolas públicas para colaborar na divulgação da Mobilização Social pela Educação à comunidade. Na “ala das mães”, as participantes da atividade trajaram camisetas com identificação e dizeres alusivos à Interação Família-escola.

Com informações de Maria Inez Dias Ferreira, mobilizadora em Bagé.

Nenhum comentário: