sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Belo Oriente (MG) promove Encontro Municipal de Mobilização

Pais, alunos, professores e funcionários de escolas públicas, empresários, comerciantes, funcionários da Prefeitura e secretários municipais participaram do Encontro Municipal de Mobilização Social pela Educação, evento realizado em Belo Oriente, Minas Gerais, para registrar a adesão do município à Mobilização. Durante a atividade também foram apresentados à comunidade os membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação.  O evento foi realizado no dia 16 de novembro, no Ginásio Poliesportivo da Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto.

A atividade contou a participação da assessora especial do Ministério da Educação (MEC), Linda Goulart, que coordena as atividades da Mobilização Social pela Educação. Ela conduziu apresentação sobre os programas e ações empenhados pelo poder público em prol da melhoria da qualidade da educação pública no País. Explicou, ainda, as metas estabelecidas pelo MEC para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ressaltando a importância da colaboração das secretarias de educação e das famílias dos alunos para o alcance dos objetivos pertinentes a esse índice.                                                                                                       Do mesmo modo, destacou a iniciativa da Prefeitura e da Secretaria de Educação de Belo Oriente, na realização de um evento que estimula a participação das famílias na vida escolar dos filhos para a melhoria do aprendizado.  

Mobilização

O Encontro realizado em Belo Oriente reuniu cerca de 1500 representantes dos diversos segmentos que compõem a comunidade escolar. A programação da atividade contou com apresentação de Teatro Arco-íris, protagonizada por alunos de escolas municipais e estaduais, e que destacou o tema Preconceito.

Estiveram presentes ao evento o prefeito de Belo Oriente, Humberto Lopes de Assis; o vice-prefeito, Gessi Gomes Ribeiro; a secretária Municipal de Educação, Ilca Maria; e o vereador, Rivaldo Martins Costa.

O prefeito e o secretário municipal de Educação de Periquito, respectivamente, Luiz Reis e José Nilson Cardeira também participaram da atividade. Do mesmo modo, compareceram ao evento a diretora da II Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, Maria do Carmo Silva Melo e o representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Mauro Nunes.

O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Belo Oriente tem a seguinte composição

Ana Maria Nunes de Amorim – Pedagoga da Secretaria de Educação
Antônio Fernandes de Araújo – Pai de aluno
Adilson Belarmino da Cruz – Pedagogo da Escola Espirradeira
Denise Reis Morais Cardoso - Bibliotecaria
Elizângela Barbosa de Almeida Viana - Mãe de aluno
Humberto Lopes de Assis – Prefeito de Belo Oriente
Ilca Maria de Lima Viana Carvalho – Secretária de Educação
de Belo Oriente
Ionise Correa Pimenta Roveda – Pedagoga da SEMEC
João Botelho de Assis – Sindicato dos professores
Luciene Francisca de Jesus -
Márcia Rosa Silva Lopes – Secretária de Ação Social e Cidadania
Maria do Socorro Costa Fernandes -
Maria dos Reis Chaves e Sousa – Inspetora da SMEC
Rosivane Vieira Almeida Hermógenes – Mãe
Sebastião Nascimento -  Associação de Escritores de Belo Oriente
Terezinha Maria Ribeiro – Irmã de caridade
Vanessa de Morais Araújo Rodrigues -
Vânia Lúcia dos Santos Cruz - Comerciante

Com informações de Ana Maria Nunes de Amorim, mobilizadora em Belo Oriente, Periquito e Ipatinga (MG).

Nenhum comentário: