sexta-feira, 18 de março de 2011

Escola de Assis (SP) desenvolve boas práticas de Mobilização Social pela Educação

Professores e gestores da Escola Municipal Maria Clélia de Oliveira, no município de Assis, em São Paulo, comemoram o aumento do interesse dos pais pela evolução do aprendizado dos filhos. A mudança de comportamento foi estimulada por meio das boas práticas de Mobilização Social pela Educação desenvolvidas na unidade de ensino.

As experiências vividas escola foram relatadas pela coordenadora pedagógica, Juliana Rodrigues, durante o Encontro Regional da Pastoral da Educação, evento realizado de 11 a 13 de março, em Araras.

Reuniões com os pais e apresentação da Cartilha

A coordenadora conta que a unidade de ensino adotou, a partir de 2010, a prática de promover reuniões periódicas com os pais, com o objetivo de desenvolver a Mobilização Social pela Educação. O calendário de atividades tem sido organizado de modo a contemplar, gradativamente, cada uma das 10 turmas que recebem formação do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Assim, cada encontro é especificamente direcionado às famílias dos alunos de uma mesma sala de aula.

Nessas reuniões, a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos tem sido apresentada em Data Show e discutida em detalhes com os pais. As famílias também recebem informações sobre as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Bilhetes para os pais

A escola também passou a adotar a prática de encaminhar aos pais bilhetes com mensagens que reforçam a responsabilidade da família no acompanhamento da vida escolar dos filhos. Os bilhetes têm sido utilizados, ainda, para convidar pais e mães a conhecerem a escola e a tomar conhecimento sobre o desenvolvimento escolar dos filhos.

Conquistas

A partir da Mobilização promovida pela escola com os pais, a direção, os professores e a coordenação pedagógica têm avaliado que a unidade vem alcançando resultados positivos. Os pais se surpreenderam com as informações referentes ao Ideb e suas metas. As famílias têm demonstrado maior compromisso no acompanhamento da vida escolar dos alunos e têm oferecido maior contribuição à escola na cobrança aos estudantes de maior responsabilidade no cumprimento de seus deveres.

A interação dos pais com a escola também foi ampliada. As famílias têm mantido contato mais freqüente com professores e direção para esclarecer dúvidas e apresentar sugestões.

Acompanhe nas próximas publicações as demais práticas de Mobilização Social pela Educação desenvolvidas na Escola Municipal Maria Clélia de Oliveira.

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