terça-feira, 22 de março de 2011

Você participa da vida escolar do seu filho?

Você acompanha a Educação do seu filho?

Pesquisas mostram que, quando os pais acompanham e se envolvem com os estudos dos filhos, as notas aumentam em torno de 20%

Você conversa com ele sobre a escola?

É muito importante perguntar o que ele aprendeu nas aulas e mostrar que você está interessado na vida escolar dele. Se puder, peça que ele lhe ensine algo novo – isso vai ajudá-lo a fixar o conteúdo.

Seu filho vai para a escola na hora certa?

Assistir às aulas todos os dias, do começo ao fim, é importante para ele entender as matérias e não perder o fio da meada. Não o deixe faltar sem necessidade! Nem mesmo chegar atrasado.

Você acompanha a lição de casa?

Se a lição for um momento de prazer, seu filho vai gostar de fazê-la. Acompanhe-o, ajude-o a chegar às conclusões sozinho e mostre interesse, mesmo se não souber a resposta certa.

Seu filho estuda depois da aula?

Combine um horário para os estudos e separe um lugar da casa para isso. Se usar a mesa de refeições, por exemplo, tire o que puder atrapalhar. Ah, não esqueça de desligar a TV, para que ele concentre nos deveres.

Cartilhas sobre Educação

Essas dicas foram extraídas da cartilha Guia da Educação em Família, do Movimento Educar para Crescer do Grupo Abril, e fazem parte de uma série que será reproduzida pelo Blog da Mobilização. Leia mais.


Além de servir de reflexão para mudança de comportamento pelas próprias famílias, devem ser divulgadas pelos mobilizadores sociais pela educação em seu trabalho junto aos pais e mães de alunos de escolas públicas.

Nenhum comentário: