segunda-feira, 21 de março de 2011

Professores de Assis (SP) são incentivados a promover interação escola-família

Demonstrar aos professores a importância do incentivo à participação dos pais na vida escolar dos filhos, para a melhoria do aprendizado, é o objetivo de uma das boas práticas de Mobilização Social pela Educação que a Escola Municipal Maria Clélia de Oliveira, no município de Assis, em São Paulo, vem desenvolvendo. O trabalho direcionado aos educadores e iniciado ainda em 2010 tem como propósito facilitar a interação entre a escola, as famílias e a comunidade, para o alcance de melhorias no aproveitamento do ensino oferecido na unidade.

Antes de incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos (leia mais), a direção e a coordenação pedagógica da escola promoveram reuniões com os professores. Nesses encontros, os educadores tomaram conhecimento sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação e receberam informações sobre os materiais de desenvolvimento e divulgação das ações do Plano, como a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Os professores também foram estimulados a ampliar os espaços de participação da comunidade no cotidiano escolar.

“Se a família não ajuda, então vamos mobilizá-la para que ofereça sua contribuição ao processo de aprendizagem”, revela a coordenadora pedagógica da escola, Juliana Rodrigues, sobre a reação dos professores em relação aos temas discutidos nas reuniões.

Horário de reunião com os pais adequado à rotina das famílias

Promover reuniões de pais em horário adequado à rotina das famílias foi uma das estratégias de trabalho definida nas reuniões com os professores. Os encontros com os pais têm sido realizados no período noturno, com numerosa participação. A direção, a coordenação pedagógica e os professores acordaram em considerar a reunião de pais como Horário de Estudos (HE) dos educadores.
 
Conquistas

Os profissionais da escola têm percebido os resultados positivos que a unidade vem alcançando por meio da Mobilização promovida com os pais. A direção, os professores e a coordenação pedagógica apontam maior compromisso, por parte das famílias, no acompanhamento da vida escolar dos alunos. Os pais também têm oferecido maior contribuição à escola na cobrança aos estudantes de maior responsabilidade no cumprimento de seus deveres.

Leia mais sobre as boas práticas de Mobilização Social pela Educação promovidas pela escola:
Escola de Assis (SP) desenvolve boas práticas de Mobilização Social pela Educação

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