segunda-feira, 14 de março de 2011

Parceria Votorantim pela Educação divulga primeiros resultados do projeto em 2011

A Parceria Votorantim pela Educação, importante aliada da Mobilização Social pela Educação, fez um balanço das atividades do projeto desenvolvidas já em 2011. As ações seguem a nova metodologia da Parceria, anunciada durante evento realizado em fevereiro deste ano.  

Confira os municípios que receberam o apoio do projeto entre fevereiro e março de 2011:

Conceição da Barra (ES)

Equipe do Parceria e gestores de Conceição da Barra
Em Conceição da Barra, no interior do Espírito Santo, representantes da Parceria encontraram-se com membros do poder público no dia 21 de fevereiro. Segundo relato da mobilizadora local, Anne Teixeira Barbosa, a proposta do projeto foi bem recebida por todos. Tanto o prefeito da cidade, Jorge Duffles Andrade Donati, como a Secretária Municipal de Educação, Adélia Augusta Marchiori, elogiaram a nova metodologia de trabalho estabelecida pelo Instituto Votorantim e consideraram de grande valia o papel que os consultores técnicos irão desempenhar.

Paracatu (MG)

Em Paracatu, Minas Gerais, o encontro com os gestores da cidade também foi bastante proveitoso. Além do mobilizador local João Paulo Moreira Rabello, estavam presentes o prefeito, o vice-prefeito, a secretária municipal de educação e integrantes da equipe da secretaria. Assim como em Conceição da Barra, o grupo foi receptivo às novidades e se mostrou disposto a apoiar as ações do projeto. João Paulo conta que, após assistir o vídeo do Parceria, exibido durante a reunião, o prefeito do município decidiu oferecer um reconhecimento à escola local que mais obteve avanços no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Niquelândia (GO)

A mobilizadora Paula Lunna Rodrigues, de Niquelândia, Goiás, está articulando, junto a integrantes do Comitê do MEC, atividades que têm como objetivo envolver os jovens das pastorais na disseminação do conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Rio Brando do Sul (PR)

No município paranaense de Rio Brando do SUl, a equipe do Parceria Votorantim pela Educação se encontrou com representantes do conselho comunitário da cidade, a fim de propor que as reuniões sobre educação acompanhem as temáticas dos ciclos para complementar a mobilização.

Capão Bonito e Piracicaba (SP)

Capão Bonito: mobilização com o setor público
As atividades em Capão Bonito e Piracicaba, cidades do interior de São Paulo, também seguem a todo vapor. Alinhados ao tema “sensibilização de famílias”, os mobilizadores locais estão organizando a apresentação de duas peças teatrais. Os grupos de atores são formados por jovens ligados à Guarda Mirim Municipal de Piracicaba e aos Legionários em Defesa do Menor, de Capão Bonito. Em ambos os casos as histórias contadas nas peças terão como base o conteúdo da cartilha do MEC.

Laranjeiras (SE)

Em Sergipe, o município de Laranjeiras conta com a atuação da mobilizadora Paula Toze, que preparou um comunicado interno convidando todos os funcionários da Votorantim na cidade a abraçarem o projeto e disseminar o valor da educação.

Sobral (CE)

Em Sobral (CE), o convite à mobilização deverá acontecer neste mês de março, durante a chamada “Pedra de Segurança”, reunião mensal que envolve funcionários e todas as empresas terceirizadas. “Desse modo conseguiremos levar as informações de forma mais rápida a um grande número de pessoas”, avalia a mobilizadora Rosa de Lourdes Carneiro Paula.

Leia mais no Blog Educação.

Com informações de Cleide Quinália, do Blog Educação.

Nenhum comentário: