quinta-feira, 31 de março de 2011

Mobilização no Rio de Janeiro conquista novas parcerias

Membros do Comitê de Mobilização do Rio de Janeiro vêm promovendo reuniões com representantes de diversos segmentos sociais no estado para divulgar o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE). Nos dias 11 e 14 de março, os encontros marcaram a adesão de dois novos parceiros às ações desenvolvidas pelo Comitê Rio: o Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ) e o Conselho Municipal da Igualdade Racial da Prefeitura de São João de Meriti.

Conselho Municipal da Igualdade Racial

Durante reunião realizada na sede da Prefeitura Municipal de São João do Meriti, na Baixada Fluminense, a Mobilização Social pela Educação foi apresentada aos membros do Conselho Municipal da Igualdade Racial. A partir da exposição, o Conselho manifestou interesse em aderir à Mobilização e vem buscando conhecer mais sobre o PMSE e sobre as atividades do Comitê nos municípios da Baixada Fluminense.

A reunião foi coordenada pela presidente do Conselho, Creuzely Ferreira da Silva, em conjunto com as técnicas do setor de Igualdade Social da Secretaria Municipal, Cecília Ramos e Vanessa de Oliveira. A apresentação sobre o PMSE foi conduzida pelo mobilizador Sérgio Maia.

De acordo com Sérgio Maia, o debate dos mobilizadores com o Conselho foi muito proveitoso. “Houve uma acolhida muito grande e um debate intenso em torno de temas relacionados a educação e cidadania”, conta o membro do Comitê Rio.

Como resultado do encontro, está sendo preparado um plano de ação para inserir a Mobilização Social pela Educação nas atividades do Conselho Municipal da Igualdade Racial em São João de Meriti.

Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ)

No dia 11 de março, em encontro que reuniu mobilizadores e representantes da área de Educação Espírita, o Conselho Espírita do Rio de Janeiro oficializou sua adesão à Mobilização Social pela Educação. Desde 2010, o CEERJ já vinha contribuindo com ações de conscientização da comunidade a respeito da importância da interação família-escola para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Entre os participantes da reunião, o Comitê Rio foi representado pelos mobilizadores Sérgio Maia e Edna Santos Arraes, além da diretora do setor de Educação Espírita, Darcy Neves Moreira.

A partir da adesão ao PMSE, o CEERJ planeja, em conjunto com o Comitê Rio, uma série de ações para implementar a Mobilização pela Educação nos cerca de 700 Centros Espíritas no estado do Rio de Janeiro. Os mobilizadores esperam, por meio das atividades em parceria com o CEERJ, divulgar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos às famílias das comunidades atendidas pelos Centros e contribuir, dessa forma, para a melhoria do aproveitamento do ensino e para a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas públicas.

Com informações de Sérgio Maia, membro do Comitê Rio.

Nenhum comentário: