terça-feira, 29 de março de 2011

Mobilização é divulgada em Seminário de Educação em Santa Vitória do Palmar

A Mobilização Social pela Educação será o tema da atividade de abertura do 1º Seminário Municipal de Educação que a Secretaria Municipal de Educação de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, realiza de 30 de março a 1.º de abril. O evento reúne educadores, pais e mães de alunos e autoridades locais para debater temas referentes à melhoria da qualidade do ensino.

A primeira exposição do evento será conduzida pela coordenadora da Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (MEC), Linda Goulart. Ela vai fornecer orientações sobre “Como a escola pode contribuir para a participação dos pais na vida escolar dos filhos” e sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Linda Goulart também deverá destacar os avanços que a Mobilização tem conquistado em diversas localidades do País.

O Seminário será realizado no Theatro Independência e contará, ainda, com exposição da professora Bárbara Martins Lima Depretto, sobre “A educação para todos: por um regime de colaboração na construção de escolas inclusiva”.

No segundo dia de atividades do Seminário, as professoras Mônica Corrêa de Borba, Márcia Souza da Rosa e Aline Vieira da Cunha vão falar sobre “Brincadeira e Travessuras: a rotina da sala de aula como estímulo à aprendizagem”, em palestra de Assessoria Didático Pedagógica, no contexto da educação infantil.

“Reflexões sobre currículo e avaliação”, “Avaliação e Qualidade Social da Educação” e “Avaliação na educação básica” serão temas explorados pela professora Magela Lindner Formiga.

A programação do dia de encerramento do Seminário inclui palestra com a professora Maristela Kellerman sobre “Avaliação na escola inclusiva”. O geneticista Gilberto Garcia também participa da programação com exposição sobre “Características das várias síndromes” e “Deficiência Intelectual e doença mental”.

A mestre em Educação Ambiental, Carla Crivellaro, vai usar explorar o tema “Sementes ao vento: a educação ambiental brota no solo fértil da escola” durante a última atividade da programação do Seminário.

Nenhum comentário: