quarta-feira, 30 de março de 2011

Você participa da vida escolar do seu filho?

Você ensina seu filho a gostar de estudar?

Ofereça sempre ajuda. Filhos estimulados pelos pais a fazer as lições de casa têm um desempenho melhor. Atenção: estimular não é fazer as lições por ele, mas ajudá-lo a descobrir as respostas por conta própria.

Quando seu filho erra, você conversa com ele?

Errar, já diz o ditado, é humano. E faz parte da aprendizagem. Se você tiver certeza de que seu filho está errado, peça para ele ler a resposta de novo ou tirar a prova. Nunca, nunca o chame de burro, de lento, de lerdinho. Cada pessoa tem um tempo para aprender – respeite isso.

Você elogia o esforço do seu filho?

Olhe os cadernos e as apostilas dele e mostre interesse pelos trabalhos. Ao perceber que ele se dedicou, dê valor. Afinal, este é o trabalho dele nesta fase da vida.

Você acompanha o aprendizado dele?


Nas reuniões de pais e mestres, pergunte qual conteúdo será desenvolvido em cada matéria. A escola precisa ter um plano curricular, e você e outros pais devem cobrar isso.

Você sabe quais são as notas do seu filho?

Sabe o ditato “não chore pelo leite derramado”? Pois vale aqui. Quanto antes você e o professor virem uma dificuldade, mais cedo poderão providenciar o reforço.

Você lê para o seu filho?

Pesquisas mostram que, quanto antes as crianças tiverem acesso a histórias, melhor será o desempenho delas na escola, por a leitura é base para todas as matérias. Atenção: não obrigue seu filho a ler. A leitura tem de ser um momento de lazer e de prazer.


Cartilhas sobre Educação


Essas dicas foram extraídas da cartilha Guia da Educação em Família, do Movimento Educar para Crescer do Grupo Abril, e fazem parte de uma série que vem sendo reproduzida pelo Blog da Mobilização.

Além de servir de reflexão para mudança de comportamento pelas próprias famílias, pode ser divulgado pelos mobilizadores sociais pela educação em seu trabalho junto aos pais e mães de alunos de escolas públicas.


Leia mais:
Cartilhas sobre Educação do Educar para Crescer/Grupo Abril

Nenhum comentário: