quarta-feira, 16 de março de 2011

Mobilização recebe apoio de órgãos públicos em Bagé (RS)

Mobilizadores do município gaúcho de Bagé (RS) promoveram, no dia 12 de março, encontro direcionado a pais de alunos e profissionais da educação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Germano. A atividade, que teve como objetivo conscientizar a comunidade a respeito de temas relevantes para a melhoria da qualidade da educação, foi apoiada por diversos órgãos públicos da cidade.

Para incentivar o debate com os pais, durante o evento foram realizadas exposições conduzidas por representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SMTAS), da Vara de Infância e Juventude, do Conselho Tutelar e do Conselho Escolar que atua na instituição de ensino. O encontro contou com o apoio, ainda, do Departamento de Água e Esgoto (DAEB) da Prefeitura Municipal de Bagé.

Em sua apresentação, o juiz da Vara de Infância, Marcos Danilo Franco, enfatizou a valorização e a qualificação do professor como fator essencial para a melhoria do ensino oferecido nas escolas do município. Na sequência, o coordenador do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal na SMTAS, Marcus Gularte, forneceu um panorama do Bolsa Família em Bagé. O conselheiro tutelar Marcos Belchior, por sua vez, ressaltou o papel dos pais no combate à violência escolar e ao bullying.

Após as palestras, os familiares dividiram-se em grupos para discutir os temas abordados nas exposições. Durante o encontro, os pais de alunos foram informados, também, sobre o calendário de atividades da escola e sobre as regras adotadas pela instituição.

A presidente do Conselho Escolar, Cleonice Helena Souza, considera o debate com a comunidade fundamental para garantir um acompanhamento mais efetivo, por parte dos pais, do cotidiano escolar dos alunos. “As palestras são muito válidas e beneficiam as crianças”, afirma.

Para a mãe de aluno Tatiana Cremona, a participação das famílias nas atividades promovidas pela escola é, também, um momento de aprendizado para os pais. “As palestras abrem caminhos para os pais educarem melhor seus filhos. Tiramos informações de grande relevância. Se os pais são educados, os filhos também serão”, pondera Tatiana.

Segundo a diretora da EMEF Padre Germano, Luziara Xavier, está sendo agendada, para o mês de abril, uma “blitz” com os pais, com o intuito de divulgar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Com informações de Tanara Lucas, assessora de comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Bagé (RS).

Nenhum comentário: