sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Interação família-escola é divulgada em Encontro de Pais e Educadores em Pindamonhangaba

Mobilizadores sociais pela Educação de Pindamonhangaba, em São Paulo, conversaram com pais e mães de alunos sobre a importância da interação família-escola durante o 1.º Encontro de Pais e Educadores da REMEFI Elias Bargis Mathias, unidade de ensino localizada no bairro Araretama. A atividade foi realizada no mês de novembro e contou com palestras das mobilizadores Doris Cardoso Prudente Bertolino, Ana Lúcia dos Santos Pinto Cipriano e Nair Rodrigues Moraes.

Envolvida em diversas iniciativas sociais da cidade, a mobilizadora Doris Bertolino tem aproveitado a agenda dessas organizações para promover o diálogo com a sociedade e as famílias a respeito da importância e da necessidade do envolvimento de todos numa rede de atuação em prol da melhoria da qualidade da Educação pública. O trabalho de conscientização também envolve abordagens sobre Segurança e Saúde públicas.

Como colaboradoras dessas iniciativas, as professoras Ana Lúcia Cipriano e Nair Moares promoveram o 1.º Encontro de Pais e Educadores da REMEFI Elias Bargis Mathias. O evento também contou com a participação das diretoras de escola Ana Lúcia Couto e Daniela Paula; e das professoras Eliana Lopes, Tânia Crescenzo e Edleusa Monteiro; além do guarda da escola, que é pai de aluno e ficou muito atento às exposições.

Doris Bertolino explica que o bairro Araretama é uma área da cidade cuja população enfrenta diversas carências de cunho social. A região fica próxima a presídios e abriga várias famílias de detentos. “Esse primeiro encontro foi realmente um sucesso graças ao empenho das mobilizadoras, professoras Ana Lúcia e Nair. A recepção dos pais foi feita por alunos da escola orientados pela professora Ana Lúcia. Os estudantes e a professora recepcionavam as famílias com cumprimentos e boas vindas e também encaminhavam os pais e mães para o local da reunião, tudo com muita educação e cortesia”, relata Doris Bertolino.

Doris ainda conduziu a primeira palestra do Encontro de Pais e Educadores com explicações sobre a cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos. Ao final da exposição, distribuiu exemplares da publicação aos pais de alunos presentes. Também falou sobre a importância do alcance das metas estabelecidas pelo Ministério da Educação para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sobre a participação dos alunos nas avaliações que envolvem esse indicador, além de explicar os últimos resultados do Ideb da escola e da cidade de Pindamonhangaba.
Ela também exibiu a reportagem do Fantástico, Professor transforma a vida de criançasdo Distrito Federal.

A segunda palestra foi ministrada pelo mobilizador, conselheiro tutelar e vice presidente do Fundeb, Ricardo Henrique Messias Xavier, que falou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, com destaque para o tema Direitos e Deveres da Família. Em sua abordagem, ele tratou das responsabilidades dos pais e dos direitos dos filhos no que diz respeito à educação de qualidade.


Ana Lúcia Cipriano coordenou a terceira e última palestra do Encontro de Pais e Educadores, expondo experiências de sucesso desenvolvidas em várias localidades do Brasil e em alguns outros países e que estão ajudando a transformar a educação e a melhorar a qualidade do ensino. Sua exposição tomou como base parte do conteúdo apresentado durante o I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação - Interação família-escola-comunidade, evento do qual participou no mês de outubro, em Fortaleza (CE).

Ao final do Encontro de Pais, a professora Ana Lúcia lançou um desafio para adesão de pais ao Plano de Mobilização Social de Educação (PMSE). Ela estimulou que eles assinassem um termo de compromisso e formassem uma comissão que irá trabalhar para que as metas do Plano sejam cumpridas em Pindamonhangaba. Em resposta ao desafio, cinco mães assinaram o documento para representar os pais presentes: Suélia Dias, Adelaide Silva, Letícia Santos, Maria José Da Hora e Viviana Silva. Esse grupo receberá orientações dos mobilizadores sociais pela educação de Pindamonhangaba para o desenvolvimento da interação família-escola. 
“O sucesso desse Encontro nos desafia à realização de outros eventos semelhantes e o grupo esta animado!”, revela Dóris Bertolino.

2 comentários:

leonildobp disse...

Parabéns as Pessoas que, de uma maneira ou de outra, participaram e participam desse movimento em prol de uma educação de qualidade aí em Pindamonhangaba-SP. Educação de qualidade é parte da vida com dignidade em uma Família. Moradia,saneamento, trabalho, transporte,escola, lazer, cultura e saúde, tudo de qualidade, dignificam as Famílas. Famílias dignificadas asseguram um Meio Ambiente Saúdável. Tudo que há no Planeta pertence ao Meio Ambiente. As Pesseoas administram o Meio Ambiete. Dignifiquemos as Famílias e teremos uma educação de qualidade.

Suely Duque Rodarte disse...

Paraabéns à toda equipe de organização e aos pais que estão interagindo com a proposta da Mobilização Social.Vocês serão exemplos do sucesso pela Educação de Qualidade e para Todos, já prevista no acordo de Jomtien" Se quisermos ter Educação de Qualidade e para Todos precisamos ter Todos pela Qualidade da Educação."
Continuem, o sucesso só chega para aqueles que tem metas e as cumprem. Suely Duque Rodarte.