quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Professores da Universidade do Estado da Bahia organizam ações de incentivo à interação família-escola

Educadores do campus de Salvador (BA) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que aderiram à Mobilização Social pela Educação nesse mês de agosto, vêm inserindo em suas agendas acadêmicas ações de estímulo à participação da sociedade e das famílias em atividades que visem a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas. A iniciativa do grupo de docentes é coordenada pela professora assistente da Uneb, Valnice Paiva.

Valnice manifestou interesse em colaborar com as ações de incentivo à interação família-escola após tomar conhecimento sobre trabalho desenvolvido, há mais de dois anos, pelo Comitê de Mobilização Social pela Educação de Lauro de Freitas. A parceria entre os grupos de mobilizadores dos dois municípios vem sendo articulada entre a professora e a representante do Comitê de Lauro de Freitas, Fátima Carvalhal.

Como resultado desse diálogo, Valnice Paiva anuncia duas ações principais. A primeira é a proposta de organização de comitês de Mobilização Social pela Educação nas proximidades dos locais onde serão instaladas as Bases Comunitárias de Segurança do Programa Pacto pela Vida do governo do estado da Bahia. Serão 20 bases, sendo quatro em Salvador e outras 16, no interior do estado.

“Como temos campi da Uneb em, praticamente, todo o território baiano, isto fica facilitado. Podemos encontrar neste espaço de educação e pesquisa um porto seguro para acolher as atividades dos comitês. Trabalharemos com a participação dos discentes, ampliando, assim, a possibilidade de convocação da comunidade para a Mobilização Social pela Educação”, afirma Valnice Paiva.

A segunda atividade é a organização de um encontro, para o mês de outubro, quando será discutido, entre outros temas, a importância da contribuição da sociedade para o fortalecimento do trabalho da escola. A participação orientada da família na educação dos filhos também deverá ser abordada durante o evento, que contará, entre seus palestrantes, com a participação de professores da Uneb e de representante da Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação.


Com informações de Valnice de Paiva e Fátima Carvalhal, mobilizadoras sociais pela educação na Bahia.

Nenhum comentário: