quarta-feira, 17 de novembro de 2010

MEC e Instituto Crescer mobilizam sociedade em prol da Educação Pública

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Crescer, promove, neste mês de novembro, duas atividades de formação direcionadas a educadores sociais, professores de escolas públicas e representantes de segmentos sociais diversos. A capacitação tem como objetivos preparar e incentivar os participantes dessas atividades para que atuem como Mobilizadores Sociais pela Educação, sensibilizando as famílias de alunos de redes públicas sobre a importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos para a melhoria do aprendizado.

A formação desses mobilizadores será realizada em dois municípios. No dia 20 de novembro, a capacitação será promovida na cidade de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, e deverá envolver 200 participantes, entre voluntários do Projeto Escola em Ação e professores da rede municipal. Em São Paulo (SP), formação semelhante será desenvolvida no dia 26 de novembro, direcionada a 80 jovens do Projeto Organismo Comunicação e Arte (OCA), além de líderes comunitários do Jardim Pantanal, distrito de São Miguel.

As duas atividades serão coordenadas por Linda Goulart, assessora especial do Ministro da Educação, Fernando Haddad e coordenadora da Mobilização Social pela Educação no MEC. Os 280 participantes das atividades de formação vão receber orientações sobre como alcançar as famílias de alunos de escolas públicas das proximidades de suas áreas de atuação, por meio da divulgação e discussão sobre o conteúdo da cartilha “Famílias: acompanhem a vida escolar dos filhos”.

“Nossa experiência no setor da Educação mostra que o acompanhamento e a participação dos pais, na vida escolar de seus filhos trazem bons resultados no processo de aprendizagem. Toda a família, gestores e educadores podem formar uma rede de proteção integral em torno dos alunos, para a garantia do direito de aprender”, explica Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer.

“A construção de parcerias entre as ações da Mobilização Social pela Educação e o trabalho desenvolvido por organizações como o Instituto Crescer é de fundamental importância para a ampliação das atividades desenvolvidas com a finalidade de garantir a todos e a cada um dos brasileiros o direito de aprender. E assegurar a contribuição da família nesse processo é a essência do nosso trabalho”, pondera Linda Goulart.

Sobre o Instituto Crescer

O Instituto Crescer é uma ONG fundada em 2000, com foco em desenvolvimento humano, ampliação da cidadania e responsabilidade social. Desenvolve diferentes projetos nas áreas socioambientais, sociodigitais, de qualificação profissional e participação social. Seus principais parceiros são Microsoft, VALE, Odebrecht Óleo & Gás, Instituto Alana, Instituto Votorantim, Votorantim Metais, Conselho Britânico e EDP Energias do Brasil.

Mais Informações para imprensa
FirstCom Comunicação (www.firstcom.com.br)
Luis Claudio Allan (luisclaudio@firstcom.com.br)
Rodrigo Capella (capella@firstcom.com.br)
Marcelo Volpato (marcelo@firstcom.com.br)
Susana Byun (susana@firstcom.com.br)
Tel.: (11) 3034-4662 / 4652

Com informações do Instituto Crescer

Um comentário:

Instituto Crescer disse...

Parabéns pela iniciativa divulgamos também no blog do Instituto Crescer http://perdigital.wordpress.com/2010/12/01/participe-da-mobilizacao-pela-educacao/