sexta-feira, 25 de março de 2011

Consulta ao IDEB das escolas públicas

Sistema de consulta do movimento Educar para Crescer facilita o acesso a nota das escolas

O movimento Educar para Crescer, do Grupo Abril, disponibiliza um sistema de consulta ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas muito fácil e amigável. E agora, o Blog da Mobilização também vai tornar o acesso a esse sistema disponível. Em apenas dois minutos é possível conhecer o Ideb das unidades de ensino de 5.550 cidades do Brasil. Além disso, é possível comparar a nota do Ideb entre as escolas, conhecer as metas e as observações sobre cada uma.

Você pode acessar o sistema por meio da imagem que ficará disponível na área à esquerda do Blog da Mobilização. Ou por meio do endereço http://educarparacrescer.abril.com.br/nota-da-escola/.

Como se sabe, toda escola pública brasileira tem uma nota que vai de 0 a 10. Essa nota é o Ideb. Além da nota, as escolas têm uma meta a alcançar de dois em dois anos, até 2022, quando o Brasil pretende atingir o mesmo patamar de qualidade em educação dos países desenvolvidos.

É muito importante que as famílias, as lideranças e os mobilizadores conheçam as notas e as metas, a fim de acompanhar como a escola de sua comunidade está evoluindo no Ideb. Assim, poderão definir a melhor maneira de promover a Mobilização Social pela Educação e colaborar com a melhoria do aproveitamento do ensino em sua localidade.

2 comentários:

Unknown disse...

boa tarde, ttentei por varias vezes encontrar a nota do ideb para a escola da minha neta e não consegui, mesmo fazendo tudo direito, este site está com problema? aguardo resposta.grata

Maisa Cardoso disse...

Gilande,

Vamos encaminhar sua observação à Equipe do Educar para Crescer. Mas você pode consultar o Ideb em http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/.

Maisa Cardoso
Equipe da Mobilização Social pela Educação do MEC