quarta-feira, 3 de agosto de 2011

RN: Interação família-escola é foco da Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação

Membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação que atua em Natal (RN) e em municípios vizinhos vêm preparando as atividades que serão desenvolvidas durante a Semana Estadual da Mobilização Social pela Educação, agendada para os dias adjacentes a 19 de setembro. As ações planejadas para o período de conscientização da comunidade sobre a importância da interação família-escola para a melhoria da educação devem envolver secretários de educação, educadores, representantes de órgãos públicos, empresários locais e lideranças religiosas.

Entre as atividades, os mobilizadores de Natal e região planejam realizar um intercâmbio entre escolas públicas e privadas, bem como entre unidades de ensino da rede pública que apresentam Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais baixo e mais elevado. A ideia é levar os alunos a assistirem uma aula em escola com situação oposta à sua e, por meio da comparação entre as realidades, elaborar uma carta com depoimentos dos estudantes, documento que será entregue à governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.

Para coletar os depoimentos dos alunos e promover o debate sobre as diferenças das escolas públicas e particulares e entre instituições com maior e menor Ideb, mobilizadores, educadores e alunos vão participar, no dia 21 de setembro, de audiência pública. A atividade deverá contar com a participação de secretários municipais de educação de várias cidades do estado. Durante a audiência, cada secretário presente e a diretora da 1ª Regional de Educação do Rio Grande do Norte (Dired), Ana Alice Fernandes de Oliveira, vão ler um trecho da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e discutir a respeito do conteúdo da publicação.

A divulgação das atividades da Semana será feita por meio de cartazes e faixas com frases da Cartilha, além de visitas às famílias dos alunos. As escolas serão convidadas a ajudar na confecção dos cartazes e os mobilizadores vão buscar patrocínio de comerciantes locais para a produção das faixas que serão afixadas em diversos pontos nas cidades.

Outra estratégia dos mobilizadores para divulgar a Semana e a mensagem da Cartilha é pedir às lideranças religiosas, como padres e pastores, que conversem durante suas celebrações sobre a importância da interação família-escola e incentivem a participação dos fiéis nas atividades de Mobilização. 

Confira abaixo a composição atual do Comitê de Mobilização da região metropolitana de Natal:

Com informações de Ione Campos Freitas, membro do Comitê de Mobilização de Natal

Nenhum comentário: