Clique na imagem para acessar o blog |
O trabalho em sala de aula era insuficiente para suprir a necessidade de expressão da professora Janaína Spolidorio, da rede pública de São Bernardo do Campo (SP), que gosta de escrever e elaborar atividades didáticas. A partir da criação de blogs, ela ampliou o diálogo com as famílias dos alunos, passou a ter mais motivação e a usar as ideias exatamente como desejava.
Para a professora paulista, os blogs são parte da vida dos alunos naturalmente e podem influenciar também a atividade do professor, como importante ferramenta de trabalho. Como os alunos de Janaína são pequenos, de turma de alfabetização, quem participa do blog são os pais. “Uma parte do blog, sob a categoria pedagogia, é destinada a ensinar aos pais como ajudar os filhos em casa, como melhorar a aprendizagem dos filhos e outras coisinhas mais”, diz a professora. “Se eu tivesse uma turma de terceira ou quarta série, teria planos de criar um blog participativo, orientado, no qual os alunos aprenderiam a gerenciar blogs, escrever artigos e elaborar web-episódios, entre outras coisas”, ressalta.
No blog de Janaína, estão disponíveis ideias e atividades educacionais prontas, que ela costuma elaborar, com textos de autoria própria. A maior parte do conteúdo abrange as áreas de português e de matemática, mas também há material para artes, ciências, geografia e história. As atividades não são divididas por ano, para não limitar o trabalho do professor.
Além desse blog principal, ela mantém um simplificado, que traz material dividido por tema, e o Pergunte a Janaína Spolidorio, criado para oferecer aos leitores um espaço adequado a tirar dúvidas.
Confira os blogs:
Saiba mais no Jornal do Professor
Fonte: Portal MEC, com adaptações do texto de Fátima Schenini
Nenhum comentário:
Postar um comentário