terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mobilização Social pela Educação ganha novos aliados em Conceição da Barra (ES)

O trabalho de mobilização social pela Educação promovido pela Parceria Votorantim pela Educação vem conquistando novos aliados a cada dia. Em Conceição da Barra, no Espírito Santo, os mais recentes defensores desta causa são os monitores florestais que atuam na unidade local da Fibria, empresa do Grupo Votorantim. No dia 20 de julho, um encontro promovido pela equipe do Parceria com esses profissionais serviu para apresentar a eles as propostas do projeto e dar início ao um trabalho conjunto que promete render bons frutos.

Segundo o mobilizador Douglas Peixoto Pereira, a adesão dos monitores ao projeto trará contribuições importantes às ações de mobilização na cidade, dada a credibilidade que esses profissionais têm na região. Formado por moradores de comunidades rurais de Conceição da Barra e do município de São Mateus, o grupo de monitores tem o papel de registrar eventuais ocorrências nas áreas de plantio da empresa, bem como ser o primeiro canal de comunicação entre a companhia e os moradores do entorno.

“Em função da atividade que exercem e do próprio fato de também serem integrantes da comunidade, isso favorece a proximidade com a população local e, consequentemente, o trabalho de sensibilização para o valor do ensino. Tê-los como parceiros nesta tarefa será muito positivo para o projeto”, comenta Douglas.

Mobilizar as famílias da região para questões de relevância, como por exemplo a preservação ambiental, que afeta a comunidade de modo geral, já é algo, aliás, que os monitores procuram realizar no dia a dia, no contato com a população. “O que faremos agora é inserir a importância da escola e da educação nas temáticas a serem disseminadas”, diz o mobilizador.

Durante a reunião, na qual participaram 38 pessoas, o grupo elaborou um plano de trabalho inicial, que prevê como primeira ação a distribuição da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos para as famílias. Também como resultado do encontro, estão previstas para agosto algumas visitas da equipe do Parceria a escolas indicadas pelo grupo.


Por Cleide Quinália, do Blog Educação

Nenhum comentário: