terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mobilizadores da Parceria Votorantim pela Educação visitam comunidades indígenas

Um encontro realizado entre a equipe do projeto Parceria Votorantim pela Educação e a Comissão de Caciques de Aracruz (ES) foi um dos destaques que marcou o trabalho de mobilização social promovido em julho no município capixaba.

Realizada na sede da Associação Indígena Tupy-guarani (AITG), na Aldeia de Caieiras Velha, a atividade contou com a participação de caciques da região, bem como de representantes da unidade local da Fibria, da FUNAI e da área de Educação Indígena da Secretaria de Educação de Aracruz.

O objetivo do encontro foi apresentar as propostas e a metodologia do projeto Parceria e obter, assim, o aval da Comissão para a realização das ações junto às comunidades indígenas do município. Em Aracruz, dez aldeias indígenas estão instaladas no território do município e parte delas dispõe de escolas locais para atender os alunos da comunidade.

De acordo com a equipe de mobilização, os líderes foram bastante receptivos às propostas e se mostraram dispostos a contribuir com as ações do projeto, definindo ali mesmo uma agenda de visitas às escolas indígenas.

A ideia é aproveitar o prazo que ainda resta para as inscrições no Concurso Tempos de Escola e estimular os alunos a também enviarem suas redações. Duas dessas visitas aconteceram no último dia 25. Na ocasião, os mobilizadores estiveram na EMEFI Caieiras Velha e na Escola Indígena de Irajá.

Por Cleide Quinália / Blog Educação

Nenhum comentário: