terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ônibus vão circular em Jacareí (SP) com mensagem sobre interação família-escola

Pais, acompanhem a vida escolar dos seus filhos é a mensagem que os membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Jacareí, no estado de São Paulo, querem ver afixada nos ônibus da cidade. Para isso, o grupo prepara uma proposta de lei de iniciativa popular que será encaminhada ao legislativo municipal. A idéia foi discutida pelos mobilizadores durante encontro realizado nesta segunda-feira, 22 de agosto, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O objetivo do grupo é reforçar a divulgação sobre o incentivo a participação das famílias na trajetória de estudos dos alunos, como forma de colaborar com a continuidade da superação das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas do município. Acesse aqui o Ideb de Jacareí.

As discussões sobre a proposta de lei tiveram início em outra reunião do grupo promovida no dia 17 de agosto. Nesse primeiro encontro, os mobilizadores de Jacareí também avaliaram as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade que vêm promovendo na rede municipal de ensino e definiram a agenda que deverá reforçar essas atividades até o final do semestre.

Na reunião do dia 17, a mobilizadora Edilene da Silva Costa e Silva dialogou com os demais participantes sobre o empenho da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Jacareí no envolvimento dos mobilizadores sociais pela educação e de outros setores organizados da sociedade na formação da Rede Protetiva. A rede foi criada em 2010 pela Promotoria e reúne representantes de órgãos públicos, de conselhos e entidades que atuam em defesa dos direitos da criança e do adolescente. A próxima reunião da Rede Protetiva está agenda para o dia 26 de agosto.

A contribuição da Mobilização Social pela Educação ao programa Educação Integral, o que mudou em minha vida também foi abordada durante o encontro do dia 17.

O envolvimento da comunidade em atividades de incentivo à interação família-escola, como a promovida pelo Comitê de Jacareí no dia 12 de agosto, na Escola Municipal de Educação Fundamental Professora Célia Guedes, também foi destacado na reunião do dia 17 pela mobilizadora Chrinilsen de Moura Nader Galochi. O evento realizado na unidade de ensino contou com distribuição de exemplares da cartilha Família, acompanhem a vida escolar dos seus filhos, apresentações do Rap do Ideb e de paródias envolvendo pais e alunos, além de teatro encenado por representantes da Igreja Católica.

Membros do Comitê de Jacareí que são diretores e supervisores de ensino infantil nas unidades de ensino alcançadas pela Mobilização Social pela Educação têm destacado o aumento da participação de pais e mães nas reuniões convocadas pelas escolas, após a mudança de estratégia no convite às famílias. O anúncio das reuniões tem sido feito por meio de carro de som. Segundo Edilene Silva, a novidade tem resultado no aumento de mais de 40% no número de participantes desses eventos.

A representante da unidade da Fíbria/Votorantim no Comitê de Mobilização Social pela Educação de Jacareí, Talita Grigorini da Silva Meirelles, destacou durante a reunião do dia 17 que deverá levar à empresa a proposta de permitir que os funcionários se ausentem do trabalho durante o período em que precisarem participar das reuniões de pais nas escolas de seus filhos.

Na agenda para o semestre elaborada nessa reunião, os mobilizadores de Jacareí prevêem, entre outras ações, a utilização de camisetas e faixas, nas atividades do Dia 7 de setembro, para divulgação sobre a Mobilização Social pela Educação, com destaque para a frase Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

A divulgação sobre o tema também será integrada à programação da Feira do Livro realizada em Jacareí, onde os mobilizadores programam montar um stand para conversar com as famílias de alunos sobre a importância da participação na vida escolar dos filhos.

Com informações de Almir Santos Gonçalves, assessor comunitário da Semed/Jacareí, presidente do Conselho Municipal de Educação e representante do Comitê local de Mobilização Social pela Educação.

Nenhum comentário: