quinta-feira, 2 de junho de 2011

Educadores de Bataguassu destacam ações de interação escola-família

As exposições de diretores de escolas públicas de Bataguassu, em Mato Grosso do Sul, sobre experiências de incentivo à participação dos pais na vida escolar dos filhos, tiveram destaque durante a reunião do Comitê de Mobilização Social pela Educação da cidade, atividade realizada no dia 17 de maio. O encontro fez parte do calendário de ações promovidas no município, nos dias 16 e 17, sobre interação família-escola-comunidade.

Convocada pela representante do Comitê municipal, Roseli do Nascimento Romão, a reunião foi realizada na Câmara de Vereadores de Bataguassu e teve como objetivos avaliar as ações empreendidas pelos mobilizadores locais, planejar novas atividades e reforçar o trabalho do grupo por meio da inclusão de novos integrantes ao Comitê.
Comitê de Mobilização de Bataguassu
A reunião contou, entre outras autoridades, com a participação da secretária Municipal de Educação, Ieda Aparecida Alberto Balbino, além de lideranças sociais, profissionais da educação de unidades de ensino municipais, estaduais e particulares e do responsável pelo setor de patrulha escolar da Polícia Militar, sargento Aurélio Francisco.

A principal palestra programada para a reunião do Comitê foi conduzida pelo consultor Sérgio Maia que destacou, entre outros pontos, as ações da Mobilização Social pela Educação no País. Ele também reforçou a importância da atuação dos Conselhos Escolares e apresentou sugestões de boas práticas de interação escola-família-comunidade, além de metodologias de utilização, junto às famílias de alunos, da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Boas práticas de mobilização nas escolas

Durante a reunião do Comitê, os diretores de escolas que são mobilizadores sociais pela educação também destacaram iniciativas desenvolvidas nas unidades de ensino com a finalidade de incentivar a interação família-escola. A diretora da Escola Estadual Manoel da Costa Lima, Manoela de Souza Passos, informou sobre a assinatura, por parte dos pais, do termo de compromisso que consolida a parceria com a escola no acompanhamento da vida escolar dos filhos.

Participantes conhecem mobilizações desenvolvidas nas escolas


A diretora da Escola Estadual Luiz Alberto Abraham, Marlene da Silva, enfatizou as visitas às famílias dos alunos feitas pelos profissionais da unidade de ensino. O diretor da Escola Estadual Ladislau Deak Filho, no distrito de Nova Porto XV, Donizete Soares, atribuiu a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de sua escola à participação efetiva dos pais na vida escolar dos alunos.

Leia o relatório completo sobre a reunião preparado pelo coordenador municipal de Projetos de Formação Continuada da Semec de Bataguassu, Edinalvo Raimundo de Lima.

Leia mais sobre as atividades da Mobilização Social pela Educação realizadas em Bataguassu, nos dias 16 e 17 de maio:
Bataguassu (MS) forma segundo Comitê de Mobilização

Nenhum comentário: