quarta-feira, 15 de junho de 2011

Educadores de Presidente Prudente (SP) discutem formas de melhorar a interação com as famílias

Profissionais da educação da rede municipal de ensino de Presidente Prudente (SP) participaram, no dia 9 de junho, de palestra sobre o tema “Parceria Família e Escola: possibilidades a serem compartilhadas no cotidiano escolar”, organizada pelo Setor de Ações Complementares à Educação (Sace) da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). A atividade, que contou com o apoio de membros do Comitê de Mobilização local, teve como objetivo estimular a discussão sobre os benefícios da interação família-escola-comunidade e estabelecer novas estratégias de ação que aproximem familiares e educadores.

Realizado no Centro de Formação de Professores de Presidente Prudente (Ceforppe), o evento fez parte do Curso de Formação Continuada para Educador Infantil promovido pela Seduc. Durante a atividade, os educadores levantaram os desafios encontrados no relacionamento com as famílias dos alunos e discutiram formas de melhorar essa interação e aumentar a participação dos pais nas atividades propostas pelas escolas.

Para a integrante do Comitê de Mobilização de Presidente Prudente e assistente social da Seduc, Regina Ferreira Pinhal, a aproximação das escolas com as famílias dos alunos deve ser uma das missões das unidades de ensino. “Dentro da sua missão, a escola deve procurar mecanismos para envolver os pais e estabelecer uma parceria”, avalia a mobilizadora.

A educadora Maria José Silva Moreira, por sua vez, enfatiza o papel da escola não só na trajetória educacional dos estudantes, mas também na formação de cidadãos. “Depois da família, a escola é a que mais influencia no desenvolvimento da criança, por isso temos que olhar para cada uma delas com cuidado, pois o nosso papel não é somente o de cuidar, mas de prepará-los para o futuro”, pondera Maria José.

Leia mais sobre o evento no site da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente.

Com informações de Roberta Zorzetto, da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Presidente Prudente.

Nenhum comentário: