segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mobilização de famílias e educadores avança em Presidente Prudente (SP)

Com o objetivo de reforçar as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade, o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Presidente Prudente (SP) tem buscado ampliar a parceria com escolas públicas da cidade. Nos meses de maio e junho deste ano, a conscientização sobre a importância do envolvimento da família no cotidiano escolar dos alunos ganhou espaço em eventos promovidos por unidades de ensino do município, como festas juninas e outras atividades referentes a datas comemorativas, além de reuniões de pais e mestres.

Entrega de folhetos sobre Mobilização
na festa junina da EM Maria Edite Tenório
Entre as unidades de ensino parceiras da iniciativa, a Mobilização Social pela Educação foi apresentada durante a festa junina da Escola Municipal Maria Edite Tenório, no dia 18 de junho. Na oportunidade, os integrantes do Comitê conversaram com os familiares dos alunos sobre o conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e distribuíram folhetos elaborados pelo Comitê com mensagens retiradas da publicação.

Ação semelhante foi desenvolvida, no dia 11 de junho, na Escola Municipal Ocyr Azevedo. Durante a festa junina dessa unidade de ensino, as mobilizadoras Solange Ferreira e Rosalina Camargo estimularam a reflexão sobre os principais pontos da Cartilha da Mobilização. Imagens da atividade e da distribuição dos panfletos com orientações da Cartilha podem ser visualizadas aqui.

Reunião de Pais na EM Ocyr Azevedo
Ainda na EM Ocyr Azevedo, no dia 8 de junho, integrantes do Comitê local participaram da reunião com pais de alunos da escola e sugeriram formas de melhorar a interação entre educadores, familiares e comunidade para proporcionar maior aproveitamento do ensino oferecido. Durante sua exposição, os mobilizadores enfatizaram que a responsabilidade é de todos, não só dos professores, na busca por educação de qualidade e destacaram o papel das famílias nesse processo.

Divulgação da Mobilização nas
comemorações de 1º de maio
Em maio, membros do Comitê de Presidente Prudente aproveitaram eventos como a confraternização das famílias atendidas por programas de transferência de renda, realizada no dia 20 daquele mês, para debater com os participantes sobre a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. A Mobilização também foi divulgada durante as comemorações do Dia do Trabalho, em 1º de maio, em atividade organizada pelo Sindicato do Comércio do município paulista.

Com informações de Solange Ferreira de Jesus, membro do Comitê de Mobilização de Presidente Prudente (SP).

Nenhum comentário: