terça-feira, 28 de junho de 2011

Secretaria de Educação de Periquito (MG) realiza Semana da Família na Escola

Clique na imagem para acessar a publicação
A edição do mês de junho do jornal Cidade Melhor, veículo de comunicação do município mineiro de Periquito, foi dedicada à programação da Semana da Família na Escola. Realizada no mês de maio, pela Secretaria Municipal de Educação, a atividade teve como objetivos estimular a comunidade a perceber a importância e o papel da família na educação e ampliar a participação de pais e mães na trajetória de estudos dos alunos de escolas e creches da rede municipal de ensino.

As principais atividades da Semana da Família na Escola foram desenvolvidas de 25 a 27 de maio de 2011 e envolveram representantes de comunidades escolares de Periquito e dos distritos de Serraria, São Sebastião do Baixio e Pedra Corrida. Nessas localidades, além de apresentações culturais, os participantes dos eventos puderam acompanhar exposições e palestras que destacaram a importância da interação família-escola-comunidade e da mobilização social pela educação para a melhoria da qualidade do ensino público.  

Além de famílias dos estudantes, esses eventos contaram com participação do prefeito de Periquito, Luis Reis, do secretário Municipal de Educação, José Nilson Cardeia, outros secretários municipais e servidores da prefeitura.

“A família deve valorizar a escola. Valorização e engajamento não exigem qualquer formação acadêmica por parte dos responsáveis. O fundamental é dar valor à escola, cobrar o compromisso com os estudos e, ainda, estar atento ao desenvolvimento do filho e do próprio estabelecimento de ensino”, ponderou o prefeito durante sua participação na atividade de abertura da Semana da Família na Escola realizada no distrito de Serraria.

Serraria

A abertura da Semana da Família na Escola foi realizada dia 25 de maio, na quadra poliesportiva do distrito de Serraria, e reuniu representantes da Escola Municipal Professora Francisca Martins Godoy e da Creche Municipal Cantinho Feliz. Além de apresentações artísticas e culturais que destacaram a participação das famílias na educação escolar dos filhos, a atividade contou com palestra conduzida pela psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) periquitense, Vânia Sampaio, sobre “Limites na educação dos filhos”.

São Sebastião do Baixio

A programação do segundo dia de atividades da Semana da Família na Escola, 26 de maio, envolveu profissionais da educação, autoridades, pais e mães de crianças atendidas na Creche Sonho Encantado e na Escola Municipal São Sebastião do Baixio, localizadas no distrito de mesmo nome.

“A escola não deve viver sem a família e nem a família sem a escola. Uma depende da outra na busca constante para alcançar, cada vez mais, a qualidade na educação”, destacou Rosa Helena Rodrigues, que é coordenadora da Creche Sonho Encantado, durante sua exposição.

Atividades de encerramento

Famílias de alunos na atividade realizada em Periquito
A programação da Semana da Família na Escola foi encerrada no dia 27, envolvendo duas atividades. A primeira reuniu, no período diurno, no distrito de Pedra Corrida, representantes da Escola Municipal Dom José Maria Pires e da Creche Sorriso de Criança. À noite, a segunda atividade foi realizada em Periquito e contou com a participação de representantes da Escola Municipal Waldemiro Barrel e do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz.

Em Pedra Corrida, as exposições artísticas e culturais preparadas por alunos e profissionais das unidades de ensino demonstraram que as famílias locais têm participação ativa na vida escolar dos filhos. As apresentações destacaram, ainda, que a colaboração dos pais ao esforço diário dos professores gera resultados positivos ao processo educacional.

Em Periquito, os pais foram orientados a ficarem atentos a detalhes do comportamento do aluno, como mudança de humor ou dificuldades nas disciplinas, no relacionamento com os colegas e professores, entre outros. Receberam informações, ainda, sobre a importância desse cuidado para o sucesso do rendimento escolar. Para facilitar a compreensão sobre esse contexto e a busca por solução para essas adversidades, os participantes do evento foram incentivados a estreitar a parceria entre a família e a escola, com o objetivo de que os estudantes recebam apoio e melhorem o aproveitamento do ensino.

Acesse aqui a publicação do mês de junho do jornal Cidade Melhor sobre a Semana da Família na Escola em Periquito.

Com informações de Ana Maria Nunes de Amorim, mobilizadora social pela educação em Periquito e Belo Oriente (MG)

Nenhum comentário: