quarta-feira, 22 de junho de 2011

Jacareí (SP) forma Comitê de Mobilização Social pela Educação

Comitê de Mobilização Social pela Educação de Jacareí  (SP)
Profissionais da educação, representantes do Conselho Tutelar, das famílias de alunos e dos segmentos empresarial e social integram o Comitê de Mobilização Social pela Educação formado no município paulista de Jacareí. O grupo foi constituído durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, evento realizado nos dias 14 e 15 de junho, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A partir das orientações recebidas durante a Oficina, direcionadas ao desenvolvimento de atividades de estímulo à interação escola-família-comunidade, o Comitê elaborou seu plano de ação que deverá reforçar as iniciativas locais de incentivo à participação das famílias na vida escolar dos filhos, para a melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas de Jacareí.

Conversar com os filhos sobre o que estão aprendendo na escola, conhecer os profissionais da unidade de ensino, acompanhar o processo de alfabetização das crianças para assegurar que elas estejam alfabetizadas até os 8 anos e matricular as crianças na educação infantil são algumas das ações que o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Jacareí deverá estimular junto aos pais de alunos do município.

A Mobilização Social pela Educação em Jacareí

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
A Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Jacareí, nos dias 14 e 15 de junho, foi promovida pela Semed em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e contou com cerca de 80 participantes. O evento de capacitação teve como finalidade reforçar as ações que a gestão da Educação municipal vem empreendendo com o objetivo de garantir a participação das famílias e da comunidade nas decisões administrativas e pedagógicas referentes às unidades de ensino.

Para garantir a criação e o funcionamento dos conselhos escolares e, por conseqüência, a participação de todos os segmentos da comunidade escolar nessas instâncias (pais, professores, funcionários e alunos, entre outros), o município instituiu em lei a existência dos conselhos e a realização periódica de eleições para escolha de seus membros.

Em 2009, a Mobilização Social pela Educação ganhou reforço em Jacareí por meio da impressão de exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. A reprodução foi custeada pela Secretaria Municipal de Educação que distribuiu o material às famílias de alunos da rede e promoveu atividades de sensibilização sobre a importância da atenção oferecida por pais, mães e responsáveis à trajetória de estudos das crianças e dos adolescentes.

Leia mais sobre a Mobilização Social pela Educação em Jacareí.

O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Jacareí tem a seguinte composição:
Almir Santos Gonçalves – assessor comunitário da Semed e presidente do Conselho Municipal de Educação  - almir.santos@firewall.jacarei.sp.gov.br
Celeste Aparecida Faria Martins Machado – repr. das escolas conveniadas - celeste.pedro@hotmail.com
Chrinilsen de Moura Nader Galochi - supervisora ensino fundamental - chrisnilsennader@yahoo.com.br
Edilene da Silva Costa e Silva - supervisora ensino infantil - edilene.silvacosta@ig.com.br
Elaini Aparecida de Godoy Lima - mãe de aluno - nanny.1506@hotmail.com
João Roberto Costa de Souza - secretário municipal de Educação - joao.roberto@firewall.jacarei.sp.gov.br
Miriam de Oliveira Rosa Costa - diretora ensino fundamental - miriamming@hotmail.com
Miriam Mariano - liderança social - miriammariano@bol.com.br
Regina Célia Garcia - diretora ensino infantil - regina.celia10@yahoo.com.br
Rodolfo José Serpa - conselho tutelar - conselhojacarei@gmail.com
Silvana Morais de Souza - liderança social - comunidade__nik-silvana@ig.com.br
Sonia Maria Nery Carvalho – repr. das escolas particulares - cantinholuminoso@superig.com.br
Talita Grigorini da Silva Meirelles – repr. Fíbria/Votorantim - talita.grigorini@fibria.com.br
Valdir Antônio de Oliveira Barbosa - professor da rede estadual - professor-valdirantonio@yahoo.com.br

Nenhum comentário: