|
Abertura da Campanha de Mobilização |
Agentes comunitários de Saúde, lideranças religiosas, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, comerciantes e profissionais da educação vêm atuando em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Governador Nunes Freire, no Maranhão, para mobilizar a comunidade em relação à importância da participação das famílias na trajetória escolar dos filhos. Como resultado dessa parceria, representantes desses segmentos vêm organizando o Comitê de Mobilização Social pela Educação que deverá reforçar, no segundo semestre, as atividades que o grupo já desenvolve no município.
|
Formação de mobilizadores promovida
pela SEMED |
Divulgação em rádios comunitárias, reuniões com as famílias e visitas às casas dos alunos são algumas das estratégias empreendidas pela Secretaria e seus parceiros para incentivar a interação família-escola-comunidade. A SEMED ainda reforça a disseminação sobre o tema por meio do investimento na confecção de materiais como camisetas, cartazes, folders e faixas, além de cartilhas e apostilas sobre a interação família-escola-comunidade. A divulgação sobre a campanha também incluiu entrevista concedida pela secretária de Educação, no dia 12 de abril, a programa da Rádio Comunitária Jovens Unidos na Fraternidade (JUF).
A partir do evento de abertura da campanha de Mobilização, no dia 13 de abril, que marcou a adesão das lideranças nunesfreirenses às atividades referentes ao tema, a SEMED programou um extenso calendário de atividades, organizado com o intuito de envolver toda a comunidade em iniciativas que pudessem resultar na melhoria da qualidade da educação no município. O evento contou com a presença de agentes comunitários de saúde – principais parceiros da Mobilização na cidade –, de padres e pastores, de representantes da Câmara de Vereadores e da Prefeitura, do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal de Educação (CME), de profissionais da educação e gestores da educação pública e privada, além de representantes do serviço de moto-táxi, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Sindicato dos Professores (SINPROESEMA). Durante a atividade, as professoras Ana Maria Silva Ramalho e Cleunice de Oliveira da Silva foram nomeadas pela secretária como coordenadoras da Mobilização no município.
|
Voluntários afixam cartazes com orientações
durante visita às casas
|
Para preparar suas ações, esses mobilizadores buscaram inspiração nos exemplos que estão publicados no site e no blog da Mobilização referentes a outros voluntários de várias localidades do País. “Para auxiliar na elaboração do plano de ação, foi realizada uma pesquisa no blog Família Educadora, no qual se observou que a intenção era envolver todas as lideranças de instituições governamentais e não governamentais, principalmente as igrejas, formando uma corrente de proteção integral, como proposta de uma ação intersetorial, fazendo valer de que a educação é responsabilidade de todos”, relata a secretária municipal de Educação de Governador Nunes Freire, Ulenira Batista Ribeiro da Silva.
|
Mobilizadores visitam casas de alunos |
A principal estratégia adotada pela SEMED e seus parceiros para sensibilizar as famílias foi a de promover debates, por meio de encontros com educadores e pais de alunos, sobre a importância da participação na vida escolar dos filhos e sobre os reflexos dessa atenção na melhoria do aproveitamento escolar. Para tanto, foram realizadas reuniões periódicas nas escolas e visitas às casas dos alunos, nas quais os mobilizadores tiraram dúvidas dos familiares sobre o tema e sugeriram maneiras de acompanhar os estudos dos filhos e de demonstrar interesse. As ações com as famílias fizeram parte da última etapa da programação para o primeiro semestre. As visitas foram realizadas de 16 a 20 de maio e as reuniões, de 25 de abril e 4 de maio.
|
Encontro com a comunidade religiosa |
Para mobilizar as lideranças religiosas, representantes da SEMED visitaram igrejas e templos no período de 16 a 23 de abril. Os encontros nas instituições religiosas tiveram como objetivo mostrar aos líderes religiosos como sua atuação pode ser decisiva na conscientização da comunidade sobre a importância do envolvimento de todos na busca por uma educação de qualidade. A SEMED também promoveu, no dia 15 de abril, evento de formação para que os voluntários pudessem atuar como agentes mobilizadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário