quarta-feira, 29 de junho de 2011

Conselho do Fundeb de Pindamonhangaba (SP) destaca importância da interação entre pais e educadores

Pais de alunos de vários bairros do município paulista de Pindamonhangaba se reuniram, em 31 de maio, para a eleição dos novos representantes do Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Entre as prioridades do Conselho, os representantes eleitos destacaram o incentivo à participação das famílias no ambiente escolar e no cotidiano de estudos dos alunos como forma de contribuir para a melhoria da qualidade da educação. O grupo também programa ações para realização em conjunto com o Comitê local de Mobilização Social pela Educação.

Participaram da reunião, ainda, a secretária municipal de Educação, Bárbara Zenita França Macedo, a professora e presidente do Conselho do Fundeb até a data da eleição, Ana Lúcia Cipriano, e a representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba, Doris Cardoso Prudente Bertolino. A mobilizadora foi a responsável por articular a participação das famílias no evento, o que resultou na presença de cerca de 50 pais de alunos.

Secretária de Educação, conselheiros eleitos
e a representante do Comitê de Pinda
Para Doris Bertolino, a participação do número expressivo de familiares, vindos até das localidades mais distantes do município, demonstra  maior consciência dos pais sobre seu papel na educação dos filhos. “Tivemos uma presença significativa de pais de vários bairros na reunião, até mesmo dos mais distantes, o que nos emocionou, pois mostra desprendimento e compromisso com a causa”, relata a mobilizadora.

Dentre os participantes, 13 se candidataram a presidente, vice e suplentes do Conselho. A atual direção do Conselho conta com representantes dos pais, do Conselho Tutelar e de professores da rede pública de Pindamonhangaba.

A representação de pais de alunos em conselhos e grupos relacionados à educação do município vem sendo estimulada e defendida pelos mobilizadores locais. Leia mais em: Pindamonhangaba: mobilizadores defendem representação de pais no Conselho de Educação

Conselhos do Fundeb

O Fundeb tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação. Os conselhos do Fundeb, por sua vez, realizam o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação desses recursos em escala federal, estadual e municipal. Saiba mais sobre o Fundeb no Portal do MEC

Nenhum comentário: