sexta-feira, 17 de junho de 2011

RJ: secretarias de Educação e mobilizadores divulgam interação escola-família a conselheiros escolares

Macaé

A importância da interação escola-família-comunidade para a melhoria da qualidade do ensino foi tema de destaque durante a programação do Fórum Regional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Macaé e Campo dos Goytacazes, evento realizado no dia 31 de maio. Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Macaé, cidade sede do evento localizada na região norte fluminense, o Fórum reuniu cerca de 300 participantes, entre secretários de educação da região, educadores e conselheiros escolares.

Durante a programação do Fórum, o representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro (Comitê Rio), Davi Francisco Arcênio, falou sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do Ministério da Educação (MEC), ressaltando a importância do estímulo à participação das famílias na vida escolar dos estudantes para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Cabo Frio

O 1º Fórum de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da Região dos Lagos foi realizado no dia 30 de março, no Teatro  Municipal Inah de Azevedo Mureb, em Cabo Frio. Organizado pela Semed local, por meio do Departamento de Apoio ao Aluno, o evento teve como objetivo oferecer orientações aos membros dos conselhos escolares e técnicos das secretarias de educação de cidades da Região dos Lagos em relação às atividades de estímulo à interação escola-família-comunidade e nas ações que dizem respeito à gestão democrática das escolas.
 

O representante do Comitê Rio, Davi Arcênio também esteve presente no Fórum da Região dos Lagos para divulgar as orientações contidas na cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e distribuir exemplares da publicação

Representantes das secretarias de Educação de Mesquita, São João do Meriti, Nova Iguaçu, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Araruama, Iguaba Grande, Maricá, São Pedro da Aldeia e Saquarema estiveram presentes no Fórum. A atividade reuniu, ainda,  os diretores das 86 escolas municipais de Cabo Frio e representantes dos conselhos escolares, do Conselho Municipal de Educação, do Conselho de Alimentação Escolar e do Conselho Municipal do FUNDEB.

Queimados


O custeio de impressão de exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e o evento de lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) são iniciativas empreendidas pela Semed de Queimados, cidade da região metropolitana da capital fluminense, com o objetivo de estimular a interação escola-família-comunidade. O lançamento do PMSE foi realizado no final do mês de março e contou com a participação dos secretários de educação dos municípios de Seropédica, Nova Iguaçu, Japeri, Belford Roxo e São João do Meriti.

Estiveram presentes, ainda, a coordenadora da Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (MEC), Linda Goulart e o secretário de Educação de Queimados, Lenine Rodrigues Lemos. Os representantes do Comitê Rio, Davi Francisco e Sérgio Benedito Maia compartilharam com Linda Goulart as exposições do evento referentes aos desafios da educação brasileira e à contribuição que a interação escola-família-comunidade pode oferecer à melhoria da qualidade do ensino no País.

Ação pioneira de Queimados

O custeio de impressão da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos é uma ação pioneira da Semed de Queimados entre as cidades fluminenses. O governo local promove a distribuição dos exemplares da publicação em atividades como o Dia da Família na Escola e em outras programações que envolvam os pais de alunos da rede municipal.

Leia mais :
Comitê Rio programa ações para o segundo semestre
Com informações de Davi Francisco Arcênio, representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: