segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Conheça o Ideb para mobilizar a sociedade pela melhoria da Educação

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o indicador criado pelo Ministério da Educação para medir a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas brasileiras. Por ser tão importante, o Ideb é tema de destaque, desde 2008, nas Oficinas de Formação de Mobilizadores e em outras atividades de apresentação do Plano de Mobilização Social pela Educação.

Durante esses eventos de formação, os mobilizadores vêm sendo orientados a incentivar os profissionais da Educação, as famílias e a sociedade a conhecerem o Ideb das escolas da sua região e a colaborarem para a elevação desse indicador.

Pesquisa realizada pelo Ibope com a Fundação Victor Civita mostra que 47% dos coordenadores pedagógicos da rede pública não conhecem o Ideb de suas escolas e não sabem o que ele significa. Você, como mobilizador social pela Educação, pode e deve ajudar a mudar essa realidade.

Estimule os educadores da sua cidade e região a tomarem conhecimento sobre o Ideb da escola onde atuam e a mobilizarem a comunidade escolar para o alcance das metas previstas para os próximos anos. Incentivar a interação entre família e escola é mais uma forma de contribuir para que a instituição apresente melhores resultados.

Ideb: o que é e para que serve?

Leia mais sobre o Ideb no site do Inep.

O site do movimento Todos pela Educação elaborou uma série de perguntas e respostas sobre o Ideb. Clique aqui para acessar. 

Consulta

Clique aqui para consultar o Ideb da sua escola, município ou estado.

No site do Educar para Crescer, a consulta ao Ideb é apresentada de forma fácil e intutiva e permite ainda a comparação do Ideb de uma escola com outras de todo o País.
Para outros dados sobre a realidade educacional do País e da sua região, acesse a seção Sistemas de Consulta.

Um comentário:

Ricardo disse...

Olá!

Fica como sugestão um ótimo portal gratuito muito detalhado sobre o IDEB:

www.portalideb.com.br