quarta-feira, 8 de junho de 2011

Secretaria de Educação de Jacundá (PA) realiza primeiro evento da Mobilização no município

O município de Jacundá, localizado no sudeste paraense, é o mais novo aliado da Mobilização Social pela Educação. Nos dias 31 de maio e 1º de junho, a cidade recebeu Oficina de Formação de Mobilizadores que marcou, ainda, a criação de Comitê para reforçar as ações de incentivo à interação escola-família-comunidade na região.
Conduzida pelo representante do Ministério da Educação, Sérgio Benedito Maia, a Oficina recebeu o apoio de autoridades locais, como o prefeito de Jacundá, Izaldino Altoé; a vice-prefeita, Maria de Jesus e a secretária municipal de Educação, Ana Cristina de Araújo. Participaram também o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, José Wilson Faustino; a secretária de Administração, Suzana Araguaia e a secretária de Educação de Goianésia do Pará (PA), Ronise Nóia Oliveira.

Durante sua exposição, Sérgio Maia forneceu um panorama da educação no Brasil, destacando as atividades que estimulam a interação família-escola-comunidade como uma das principais formas de colaborar para a melhoria do aproveitamento do ensino e, consequentemente, contribuir para a elevação de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Sérgio destacou a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos como o principal instrumento dos mobilizadores nesse processo e apresentou sugestões de como utilizá-la para mobilizar diversos públicos.
Divididos em grupos, após conhecerem a lógica e os objetivos do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), os participantes da Oficina foram orientados a aplicar o PMSE junto às comunidades com as quais interagem. Para tanto, elaboraram planos de ação e definiram prioridades e estratégias baseadas nas informações recebidas durante a Oficina e na realidade educacional do município.

Como resultado da Oficina, foi formado o Comitê de Mobilização que vai atuar em Jacundá. Entre seus membros, o grupo recebe o apoio de representantes da Secretaria Municipal de Educação e de entidades como o Conselho Tutelar e a Associação de Pais e Mestres.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização de Jacundá (PA):
  • Ana Cristina de Araújo – secretária municipal de Educação – ac.damasceno2010@gmail.com
  • Charles Christie Ferreira Ribeiro – representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (SINTEPP) – charleschristie@hotmail.com
  • Elenita de Cássia Carvalho - representante do Projeto de Salvamento das Crianças da Amazônia (PRAY) – ecassiacv@hotmail.com
  • Gessynael da Silva Reis – representante do Conselho da Criança e do Adolescente – gessynael@hotmail.com
  • Ismailde Pereira Alcazas – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) – isma_ester@hotmail.com
  • James Lacerda Ribeiro – representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais
  • José Wilson Faustino de Araújo – presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal – prof.josewilson@gmail.com
  • Keane Moraes Santos – assessora da Secretaria Municipal de Cultura – keanecultura@gmail.com
  • Léia Rodrigues de Souza – representante da SEMED
  • Marcus Araújo Viana - representante da Associação de Portadores de Necessidades Especiais de Jacundá

3 comentários:

Selma Mello disse...

Parabenizamos essa força e apoio que vem sendo dado à educação. Precisamos fazer algo urgente por aqui...

Selma Mello disse...

Quero poder estar com vocês e fazer o nosso trabalho no interior de Pernambuco crescer.
lancei uma cartilha de muita repercussão no agreste de Pernambuco e gostaria de poder levar para todos.

Maisa Cardoso disse...

Entre em contato conosco pelo e-mail mobilizacaosocial@mec.gov.br.