quinta-feira, 28 de junho de 2012

Barbalha (CE) prioriza ações que aproximam família, escola e comunidade

Promover a interação família-escola-comunidade para a melhoria da qualidade da educação é o principal objetivo dos mobilizadores de Barbalha, no Ceará. Com esse intuito, o município cearense vem desenvolvendo, desde a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada nos dias 28 e 29 de maio, uma série de ações de conscientização da comunidade sobre o papel de cada um em busca de melhorias na educação.

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Barbalha (CE)
A criação de Comitê de Mobilização está entre as estratégias dos voluntários locais para ampliar e fortalecer a interação entre familiares e educadores. “Somos responsáveis pela ação de agir com compromisso em prol da nossa nação. Saímos da Oficina de Formação com tamanha preocupação de mobilizar por uma causa que é de todos, pela inclusão, garantindo assim uma boa educação. Sei que o comitê de Barbalha vai ser formado de uma forma democrática para mobilizar a cidade”, opinou a professora Régia de Sá Barreto.

Inez Nunes, diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental São Sebastião, localizada na zona rural de Barbalha, ressaltou a importância da participação dos familiares de alunos nas ações de Mobilização. “Os pais e a comunidade precisam estar presente e acompanhar seus filhos no seu desenvolvimento. A responsabilidade é de todos os pais e docentes. Se houver interação, todos se tornam conscientes”, ponderou a gestora.

Confira abaixo as ações priorizadas pelos mobilizadores sociais pela Educação de Barbalha:
  • Fortalecer a mobilização social junto às escolas municipais.
  • Orientar os pais e responsáveis sobre a importância de ajudar os filhos a conservar o material escolar e o uniforme.
  • Explicar aos pais e responsáveis a importância de verificar se seus filhos estão indo às aulas todos os dias, orientando-os sobre a importância de as crianças chegarem pontualmente às escola para não perderem nenhum conteúdo, bem como para que possam interagir com colegas, funcionários e professores.
  • Conscientizar pais e responsáveis sobre a importância de o professor ser informado sobre as ausências do aluno, avisando a escola os motivos da falta.
  • Explicar aos pais, aos responsáveis e a toda a comunidade a importância e benefícios para crianças com deficiência frequentem as mesmas salas de aulas que as demais crianças. Orientá-los sobre como procurar a escola para assegurar esse direito.
  • Incentivar os pais e responsáveis a conhecer o desempenho escolar de seus filhos, deixando claro que, em caso de notas ruins, não devem castigar a criança, e sim pedir à escola um acompanhamento individual.
  • Acompanhar o processo de aprendizagem das crianças para assegurar que elas estejam alfabetizadas até os 8 anos.
  • Orientar pais e responsáveis sobre a importância de a criança ter um momento reservado para estudar em casa, sem outros afazeres ou distrações, como televisão.
  • Esclarecer os públicos com os quais interagem sobre a existência do Conselho Escolar, suas atribuições, bem como a importância de participação nessa instância.
  • Incentivar os pais e responsáveis a visitarem regularmente a escola e participarem das reuniões escolares.

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