segunda-feira, 11 de junho de 2012

Caririaçu (CE) investe em materiais de divulgação para mobilizar famílias

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Caririaçu, no Ceará, tem investido na produção de materiais para divulgar a Mobilização Social pela Educação. O município – que vem realizando ações de Mobilização desde 2009 – já imprimiu mais de 7 mil exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, utilizadas em atividades que visam conscientizar a população sobre a importância da interação família-escola-comunidade.

Equipe da SEMED de Caririaçu expõe materiais na
Oficina de Formação de Mobilizadores em Barbalha (CE)
As informações sobre a atuação dos mobilizadores em Caririaçu foram apresentadas pela secretária de Educação do município, Nerandy Maria Tavares, durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Barbalha, nos dias 28 e 29 de maio. Representando Caririaçu, também estiveram presentes na Oficina e complementaram o relato da secretária a gerente do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), Maria Evanilde Firmino; as superintendentes escolares Anália Maria Borges e Maria Erivanda Feitosa; e a articuladora do selo UNICEF, Josefa Rodrigues.

Além da cartilha, a equipe da SEMED de Caririaçu informou que foram produzidos mais de 3 mil ímãs de geladeira com os dizeres “família + escola = sucesso do aluno”. Para distribuir os materiais e conversar com a comunidade sobre a mensagem que eles trazem, os mobilizadores da cidade cearense contam com o apoio de representantes da Diocese de Crato, município limítrofe de Caririaçu. Em conjunto, mobilizadores e líderes religiosos têm promovido palestras que orientam os pais a participarem mais efetivamente do cotidiano escolar dos alunos.

O material reproduzido pela SEMED é trabalhado, ainda, durante as atividades do aniversário da cidade, comemorado em 18 de agosto. Na ocasião, os mobilizadores montam estande para divulgar as cartilhas e os ímãs, esclarecendo dúvidas dos presentes no evento sobre a Mobilização Social pela Educação e incentivando a aproximação entre familiares de alunos e profissionais da educação. Ação semelhante é desenvolvida durante o “Dia da Família na Escola”, celebrado nas escolas de Caririaçu no dia 26 de março. 

Com informações de Paulo Ronaldo dos Santos, representante da equipe de Mobilização Social pela Educação no MEC, e de Nerandy Tavares, secretária municipal de Educação e mobilizadora em Caririaçu (CE).

Nenhum comentário: