Projeto MobilizAção em Cariacica
Ao longo de 2012, a Secretaria Municipal de Educação (SEME) de Cariacica, no Espírito Santo, a Fundação ArcelorMittal do Brasil, a ArcelorMittal Cariacica e o Comitê Gestor do Projeto MobilizAção têm desenvolvido um processo que visa à ampliação e ao fortalecimento do protagonismo familiar e da articulação com atores de diversos segmentos e redes sociais para reforçar as atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade na cidade.
Membros do Comitê Gestor do Projeto MobilizAção em Cariacica |
Nesses 11 meses, de acordo com a consultora do projeto e professora do Mestrado em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo, Eugênia Célia Raizer, foram realizados 12 encontros de capacitação e de mobilização de atores sociais, além de visitas e caracterização das 10 escolas e do mapeamento dos alunos com dificuldades de leitura e escrita. Esses encontros tiveram como focos temáticos: educação brasileira e situação do município de Cariacica; importância da participação da família na vida escolar dos filhos; trabalho em redes, possibilidades e formas para a educação trabalhar de forma articulada com outras áreas, equipamentos e programas municipais.
Fundamentos e estrutura do Projeto MobilizAção Cariacica
Para Ana Luiza Buratto, consultora especialista em educação e sócia fundadora da Avante – Educação e Mobilização Social, as ações do MobilizAção Cariacica são planejadas tomando como base a visão da escola como espaço produtor de cidadania e da educação como direito fundamental da sociedade. As atividades são apoiadas em dois pressupostos:
• a crença no potencial das pessoas se tornarem sujeitos e serem capazes de propor mudanças e de realizá-las bem e
• o reconhecimento de que é preciso atuar de forma intersetorial em iniciativas coordenadas.
O trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto conta em sua estrutura com o Comitê Gestor, responsável por traçar as diretrizes anuais e acompanhar e avaliar o desenvolvimento do projeto. Este Comitê é formalizado por portaria municipal e constituído por representantes da SEME, da Fundação ArcelorMittal, da ArcelorMittal Cariacica, das escolas integrantes do projeto, da Associação de Pais de Cariacica e das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Trabalho e Cidadania, além dos conselhos municipais de Educação e Tutelar.
A estrutura do Comitê Gestor conta, ainda, conta uma Secretaria Executiva, responsável pelo apoio técnico e político ao Projeto bem como pela garantia da articulação intersetorial, formada por representação da SEME, da Fundação ArcelorMittal, da Unidade ArcelorMittal Cariacica e pelas duas consultoras do projeto
O Comitê também integra em sua estrutura 10 grupos de trabalho (GTs) formados nas escolas integrantes do projeto. Os GTs são responsáveis pela estruturação e implementação do plano anual de mobilização das famílias e da comunidade.
Na avaliação das entidades parceiras – SEME/PMC, Fundação ArcelorMittal e ArcelorMittal Cariacica - e do Comitê Gestor, esta estrutura tem viabilizado o trabalho participativo em todas as fases do projeto e contribuído, significativamente, para a identidade dos propósitos na construção da interação família-escola-comunidade.
Com informações de Maria Izabela Di Iório Almeida, Analista de Comunicação da Fundação ArcelorMittal Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário