quinta-feira, 14 de junho de 2012

Rede Família-Escola de Porto Feliz (SP) incentiva colaboração dos pais no processo de aprendizagem

Alda e Joseias recebem a visita do programa "Rede Família-Escola"
Com o objetivo de aproximar a família do cotidiano escolar, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) do município paulista de Porto Feliz, em parceria com o Planeta Educação*1  , vem desenvolvendo o programa Rede Família-Escola. A iniciativa envolve visitas à casa dos estudantes e orientações aos pais e responsáveis sobre a importância da participação na vida escolar dos filhos.

Em 2012, as famílias de alunos da zona rural de Porto Feliz têm sido alcançadas pelas ações do programa. “Muitas mães não conseguem fazer o acompanhamento adequado da escola, principalmente na área rural, onde a maioria dos pais são caseiros em chácaras e trabalham no final de semana, o que também dificulta a presença em reuniões na escola”, explica a coordenadora técnica pedagógica de Apoio ao Sistema Educacional da SMECE, Juliana Moura Gutierrez.

Os profissionais da educação local têm apontado significativas melhorias no relacionamento dos alunos com a família e a escola como resultado das ações do programa.
O Rede Família-Escola conta com 12 agentes educacionais que realizam as visitas diárias às famílias. Esses profissionais buscam informações na escola sobre a vida escolar das crianças, agendam as visitas, dialogam com os pais e retornam com as informações sobre os alunos para a coordenação do programa.

*1 O Planeta Educação é o portal educacional da empresa Vitae Futurekids que tem como objetivo disseminar o Uso Pedagógico e Administrativo das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação nas escolas públicas brasileiras de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
Leia mais no Jornal Cruzeiro do Sul:
Conheça também a experiência de incentivo à interação escola-família apoiada pelo Planeta Educação no município de Osasco:
Com informações de Márcia Rodrigues dos Santos, representante do Planeta Educação.

Nenhum comentário: