terça-feira, 19 de junho de 2012

Mobilizadores de Campinas do Sul (RS) priorizam ações de incentivo à interação família-escola

No dia da Oficina, familiares, educadores e alunos
foram às ruas com cartazes e faixas sobre Mobilização
Instituir oficialmente o Dia da Mobilização Social pela Educação e o Comitê de Mobilização do município estão entre as prioridades dos voluntários de Campinas do Sul (RS). Essas e outras estratégias para conscientizar a comunidade sobre a importância da interação família-escola vêm sendo foco das ações dos mobilizadores locais desde a realização da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, em 21 de maio.


Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
O Plano de Ação para mobilizar a população de Campinas do Sul em prol da Educação foi elaborado durante o evento de formação com o apoio de autoridades locais, como a secretária municipal de Educação, Teresinha Maria Polletti; a secretária de Assistência Social, Rosângela Montepó; o presidente do Legislativo Municipal, Egon Kissmann; além da presidente do Conselho dos Secretários da Região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), Marlene Fistarol; e o gerente da Tractebel Energia – Usina Hidrelétrica de Passo Fundo, Sandro Mattos.

Confira abaixo as ações priorizadas pelos mobilizadores de Campinas do Sul:

  • Projeto legislativo para institucionalização do Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação em Campinas do Sul.
  • Institucionalização via portaria municipal de Comitê de Mobilização local.
  • Resignificar as práticas existentes de interação família escola comunidade a partir do uso do conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.
  • Envolver líderes religiosos na Mobilização.
  • Promover ações que visem assegurar à criança e ao adolescente um momento diário em casa para estudar.
  • Promover visita itinerante de mobilização aos bairros.
  • Promover gincana cultural com pais resistentes em participar no cotidiano escolar.
  • Conscientizar pais e responsáveis a comunicar-se regularmente com a escola, respondendo sempre aos bilhetes e avisos que receberem.
  • Incentivar os pais e responsáveis a visitarem regularmente a escola e participarem das reuniões das reuniões escolares.

Nenhum comentário: