sexta-feira, 15 de junho de 2012

Encontro de pais e visitas a famílias marcam mobilização social pela educação no Maranhão

Encontro de Pais no Povoado de Santa Izabel, em Icatu (MA)
Integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Icatu, no Maranhão, têm adotado como estratégias de incentivo à interação família-escola a organização de encontros de pais nas unidades de ensino e a realização de visitas às famílias dos alunos. Nessas atividades, os mobilizadores vêm reforçando a importância da atenção dispensada por pais e mães ao processo educativo, além dos reflexos positivos dessa colaboração para a melhoria do aprendizado.

No dia 25 de maio, o Comitê de Icatu promoveu, no povoado Santa Izabel, o Encontro de Pais de alunos na Escola Municipal Benedito Leite. O evento também contou com a participação de representantes da Escola Municipal Severiano Azevedo.

Pais, mães e responsáveis, além de professores e demais funcionários das duas unidades de ensino, acompanharam as exposições da mobilizadora Lúcia Vidal sobre os objetivos do Plano de Mobilização Social pela Educação e a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos

As famílias também participaram da dinâmica conduzida pela mobilizadoras Teresa Raquel Ribeiro Santos e Suelme Aguiar Sousa que estimularam os presentes a refletirem sobre os aspectos que consideram negativos no comportamento dos filhos. Desobediência e ausência de rotina de estudos em casa foram os principais aspectos apontados. Como resultado da dinâmica, algumas mães solicitaram a visita dos mobilizadores em suas residências para orientação sobre como auxiliar os filhos no estudo doméstico. 

As mobilizadoras Francisca de Assis Castro e Lucélia Veras Mesquita ainda apresentaram aos pais sugestões de como a família pode auxiliar a escola no processo de ensino e aprendizagem como, por exemplo, no incentivo à leitura. 

Visitas às famílias 

Visita Domiciliar no Povoado de Santa Izabel, em Icatu (MA)
Desde o final do mês de maio, cinco famílias de alunos do povoado Santa Izabel foram visitadas pelos integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Icatu. No diálogo com os pais, os mobilizadores constataram dificuldades na aprendizagem e casos de reprovação entre os principais obstáculos enfrentados pelos estudantes na trajetória escolar. A observação envolveu sete alunos que frequentam do 3º ao 5 º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 8 e 15 anos. 

Durante as visitas, além de reforçar o conteúdo da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, os mobilizadores orientaram as famílias a conduzirem os filhos ao reforço escolar e sugeriram que continuem seguindo as demais recomendações recebidas nos Encontro de Pais.

Nenhum comentário: