segunda-feira, 4 de junho de 2012

Jornal Escolar ajuda a aproximar famílias, educadores e comunidade

Alunos de escola no Ceará leem o Jornal Escolar
O projeto “Jornal Escolar” – iniciativa da organização não governamental (ONG) Comunicação e Cultura, sediada em Fortaleza (CE) – tem contribuído para estreitar as relações entre familiares, alunos e educadores nas escolas cearenses. Produzido pelos estudantes durante as aulas, o jornal tem se provado, ainda, um recurso com impactos positivos na aprendizagem.

Com o intuito de ampliar a mobilização da comunidade escolar promovida pelo jornal, está sendo articulada parceria entre a ONG e a equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) no Ministério da Educação. A ideia é que mobilizadores de diversas regiões do país tenham mais um espaço para conscientizar a população sobre a importância da interação família-escola-comunidade, por meio de relatos dos próprios alunos sobre o tema.

“O Jornal Escolar serve de elo com as famílias e a comunidade, pois é um relatório vivo do trabalho da escola, através da voz das crianças e adolescentes. Nesse sentido, o jornal escolar é um recurso eficiente para a Mobilização Social pela Educação, na medida em que valoriza e divulga o trabalho das escolas”, refletiu Daniel Raviolo, coordenador da organização educativa Comunicação e Cultura. 

No portal do Jornal Escolar (http://jornalescolar.org.br/), as escolas podem acessar recursos gratuitos para a produção de jornais escolares e obter suporte em diversas áreas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail participe@jornalescolar.org.br

Com informações de Daniel Raviolo, coordenador da ONG Comunicação e Cultura e responsável pelos jornais escolares.

Nenhum comentário: