segunda-feira, 25 de junho de 2012

Conselheiros Escolares discutem Mobilização Social pela Educação em Cabo Frio (RJ)

Participantes do Encontro de Conselheiros Escolares e de
Mobilização Social pela Educação em Cabo Frio (RJ)
O município de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, programa realizar, no início do próximo semestre, a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, evento no qual serão oferecidas orientações para as atividades locais de incentivo à interação família-escola-comunidade. Além da oficina, gestores da educação pública e demais educadores, com o apoio de voluntários de diversos segmentos da sociedade, estão articulando a formação do Comitê local de Mobilização.

As propostas para realização da oficina e formação do comitê foram apresentadas no dia 21 de junho, no Teatro Municipal de Cabo Frio, durante o Encontro de Conselheiros Escolares e de Mobilização Social pela Educação dos Municípios da Região dos Lagos Fluminense. A programação do evento incluiu debate sobre os benefícios da interação família-escola-comunidade. 

O Encontro de Formação de Conselheiros reuniu cerca de 370 participantes em iniciativa apoiada pela Prefeitura de Cabo Frio. A atividade foi coordenada pela secretária de Educação da cidade, Laura Porto Guimarães Barreto, em conjunto com o técnico da Secretaria Municipal de Educação, professor Amaro César Mônica de Souza, que também é mobilizador social pela educação.

Sérgio Maia e David Arcênio, membros
do Comitê Rio
Durante o Encontro, o representante do Comitê de Mobilização do Rio de Janeiro, Sérgio Maia, conduziu as exposições sobre a Mobilização Social pela Educação, com o apoio do mobilizador David Arcênio e da secretária de Educação do município de Queimados, Lina Faria. Eles explicaram aos participantes como as experiências de incentivo à Interação família-escola-comunidade têm impactado de forma positiva os resultados alcançados pelas escolas públicas da região metropolitana da capital fluminense que desenvolvem tais práticas. Além de membros do Comitê Rio, David Arcênio e Lina Faria integram o Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselheiros Escolares do Rio de Janeiro (GAFCE/RJ).

“A acolhida foi total e muito produtiva. Vários convites para apresentação e articulação da mobilização em munícipios representados no Encontro de Conselheiros surgiram após a palestra de apresentação”, comemora Sérgio Maia.

Nenhum comentário: