sexta-feira, 22 de junho de 2012

População tem voz na construção do Plano Municipal de Educação em Caravelas (BA)

Ação conta com o apoio da Parceria Votorantim pela Educação


Democratizar os processos de construção de políticas públicas e dar ao poder popular voz para decidir os rumos da educação. É assim que Caravelas, cidade ao sul da Bahia, serve de exemplo para o Brasil, ao abrir a possibilidade da população participar da produção do Plano Municipal de Educação – PME, que vai nortear as ações da Secretaria Municipal de Educação – SME nos próximos dez anos.

O texto está em fase final de elaboração e reúne sugestões de toda a sociedade, colhidas no ano passado. Comerciantes, trabalhadores, políticos, diretores de escola, professores, pais e até os alunos falaram sobre o que poderia ser melhorado na Educação do município. E, mesmo nas regiões mais afastadas, comunidades ribeirinhas e rurais também foram ouvidas. “Foi uma consulta geral em todos os distritos. Mobilizamos a comunidade com antecedência e o público veio em massa”, conta a coordenadora pedagógica da SME de Caravelas, Edna Maria de Souza Azevedo.

Após ser finalizado, o texto será apresentado em audiência pública. A consultoria do Parceria Votorantim pela Educação – PVE vai ajudar a moldar estratégias de comunicação para que o conteúdo do plano esteja acessível e compreensível para as pessoas. Um recorte com trechos do que os alunos escreveram está sendo produzido para uma possível exposição na cidade. A ideia é mostrar o passo a passo desse processo de construção democrática e popular. “Agora, só falta a audiência pública para confirmar se o resultado apresentado está de acordo com o que a população deseja. Após isso, ele será enviado para o prefeito avaliar e encaminhar para a votação na Câmara Municipal”, explica Edna.

Caravelas dá exemplo de que a mobilização popular pode render bons frutos não só para a Educação, como para a própria democracia. “Tem sido bastante positivo esse processo de construção do plano feito pela SME junto com a comunidade, absorvendo a sugestão de todo mundo. O PVE disponibiliza consultoria para orientar e partilhar seus conhecimentos e experiências. É muito bom para a gente e para a cidade”, diz a mobilizadora de Caravelas, Fernanda Gabrielle Dias Braga.

Leia mais no Blog Educação.

Nenhum comentário: