Em 2013, as ações de mobilização social do Parceria Votorantim pela Educação – PVE serão norteadas pela temática da leitura, desdobrada nas duas frentes de atuação do projeto: mobilização e gestão pública. Na primeira, o foco será a valorização da leitura, e, na segunda, em consonância com a política definida pelo Ministério da Educação – MEC para 2013, o cerne será o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. “Queremos tornar a leitura um valor social, fomentando uma cultura leitora nas comunidades em que atuamos”, afirmou Mariana Franco, coordenadora dos programas de Educação, Trabalho e Via, do Instituto Votorantim.
Na frente de mobilização, o objetivo é contribuir para a disseminação da leitura nos municípios. “A leitura é muito importante para o desenvolvimento cognitivo. Uma criança que sabe ler tem tudo nas mãos para aprender o restante sozinha”, explicou Tereza Perez, diretora da Comunidade Educativa CEDAC, ONG parceira do projeto. Já a frente de gestão pública pretende disseminar os conceitos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. “Esperamos que o tema da leitura sensibilize as famílias, a comunidade e o poder público; e consiga atingir as crianças de cada município, para melhorar, de fato, a educação”, explicou a coordenadora do Instituto Votorantim.
De acordo com a metodologia do PVE, cada ano é dividido em 4 ciclos temáticos, com início a partir de uma rodada de reuniões com os grupos de trabalho, que realizam discussões sobre o tema proposto. Em 2013, foram definidos os seguintes temas para os ciclos da frente de mobilização: Prazer pela leitura (ciclo 1), Leitura em casa (ciclo 2), Espaços e atividades de leitura (ciclo 3) e Celebração da Leitura (ciclo 4). Já a frente de gestão pública trabalhará os temas: O PNAIC e o Direito de Aprender (ciclo 1), Apoio à Alfabetização dos Alunos (ciclo 2), Avaliação das ações do PNAIC (ciclo 3) e Balanço do PNAIC (ciclo 4).
Outra novidade é a definição de públicos específicos para cada ciclo da frente de mobilização social. “Fizemos um recorte mais claro do público-alvo para que haja maior integração com a comunidade”, explicou Mariana. No primeiro ciclo, o foco será o aluno da rede pública da educação básica e as ações desta etapa terão como objetivo despertar nos alunos o prazer pela leitura por meio do concurso de redações Tempos de Escola. O segundo ciclo será dedicado à família do estudante, com o objetivo de desenvolver a leitura também dentro de casa. No terceiro ciclo, o público-alvo é a própria comunidade e a ideia é identificar os espaços públicos e atividades de leitura. Já no quarto ciclo, que ocorrerá no final do ano, a iniciativa vai promover o Encontro de Mobilização, que tem a intenção de reunir professores, famílias, o poder público e a comunidade para celebrar a leitura.
Para a diretora do Instituto Votorantim, Célia Picon, o projeto se destaca por atuar tanto no campo da demanda quanto no da oferta de educação. “De um lado, apoiamos os gestores públicos e escolares para que possam oferecer uma educação de qualidade para a população; de outro, trabalhamos com as famílias, alunos e comunidades para reforçar o valor social da educação. A qualidade na educação resulta do engajamento, do compromisso e do equilíbrio entre a oferta e a demanda”, completou.
Em 2013, o PVE vai atuar em 21 municípios espalhados por todas as regiões do País. São eles: Caravelas (BA), Governador Mangabeira (BA), Aracruz (ES), Conceição da Barra (ES), Niquelândia (GO), Fortaleza de Minas (MG), Paracatu (MG), São Sebastião da Vargem Alegre (MG), Três Marias (MG), Vazante (MG), Ribas do Rio Pardo (MS), Selvíria (MS), Primavera (PA), Rio Branco do Sul (PR), Barra Mansa (RJ), Resende (RJ), Anita Garibaldi (SC), Capão Bonito (SP), Itapeva (SP), Paulista (PE) e Xambioá (TO).
Fonte: Blog Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário