terça-feira, 19 de março de 2013

Oficina de Formação de Mobilizadores reforça atuação de Comitês em municípios do Maranhão e de Tocantins

Cerca de 80 representantes de municípios maranhenses
e tocantinenses participaram da Oficina
Por iniciativa da organização não governamental Gaia Social – Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem – em parceria com o Consórcio Estreito Energia (CESTE), o município maranhense de Carolina sediou, nos dias 27 e 28 de fevereiro, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, realizada durante o I Encontro de Educação da Área de Influência da Usina Hidrelétrica de Estreito (MA). Além dos municípios de Carolina e Estreito, localizados no Maranhão, participaram da atividade mobilizadores das cidades tocantinenses de Aguiarnópolis, Babaçulândia, Barra do Ouro, Filadélfia, Goiatins, Palmeirante, Darcinópolis, Palmeiras do Tocantins e Tupiratins.

A atividade de capacitação teve como principal objetivo fortalecer a atuação dos Comitês que já vêm desenvolvendo ações de incentivo à interação família-escola nos municípios representados no evento. A articulação dos grupos de mobilizadores teve início na Oficina de Formação de Mobilizadores realizada em fevereiro do ano passado. Ao longo de 2012, membros do Gaia – principal agente articulador entre os mobilizadores da região e a equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) no Ministério da Educação – apoiaram e acompanharam a atuação dos Comitês e a implementação dos planos de ação elaborados nessa primeira atividade de formação. 

Loide Medeiros, da equipe da Mobilização no MEC, conduziu  
as exposições da Oficina
Entre os cerca de 80 participantes, estiveram presentes representantes de órgãos públicos, como secretarias municipais de Educação e prefeituras, bem como de conselhos tutelares, entidades filantrópicas e igrejas, além de agentes de leitura do programa de bibliotecas rurais Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 

Durante o evento, a integrante da equipe da Mobilização Social pela Educação  no MEC, Loide Medeiros, expôs aos participantes práticas exitosas de mobilização em prol da melhoria da Educação promovidas em diversas regiões do País. A palestrante também apresentou orientações e sugestões de ações para reforçar o trabalho dos Comitês e ofereceu espaço para que os membros desses grupos compartilhassem suas experiências.

A atividade proporcionou momentos de troca de experiências
entre os mobilizadores
De acordo com a técnica do Gaia Social, Érika Pioltine Anseloni, o sucesso da Oficina é resultado da parceria sólida do MEC com a instituição. “Queria dizer que, mais uma vez, nos sentimos muito gratificados por essa parceria tão dinâmica. Os participantes de cada município gostaram muito, as avaliações foram as melhores possíveis. O pessoal saiu de lá radiante e inspirado”, contou a representante do Gaia. 
 
Resultados e perspectivas 
 
Como resultado da capacitação, além do reforço às ações dos Comitês, os mobilizadores destacam o fortalecimento do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) para o Rio Tocantins. Os ADEs são instrumentos de gestão pública instituídos entre municípios para assegurar o direito à educação de qualidade em determinada região, bem como seu desenvolvimento territorial e geopolítico. 
 
Entre as ações priorizadas a partir da Oficina, em 2013, os mobilizadores pretendem estabelecer novas parcerias com entidades como a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), o Conselho Nacional de Educação (CNE) e as secretarias estaduais de Educação de Tocantins e do Maranhão. A aproximação entre o ADE para o Rio Tocantins e os Comitês também está na pauta dos voluntários para este ano.

Até o início de abril, os integrantes dos Comitês devem concluir a elaboração do Plano Anual de Mobilização Social pela Educação dos municípios, contendo as principais metas e estratégias de ação com o intuito de incentivar a interação família-escola em suas comunidades e, assim, colaborar para a melhoria da qualidade da Educação oferecida nas escolas da rede pública da região.

Nenhum comentário: