quarta-feira, 27 de março de 2013

RJ acompanha tramitação do projeto de lei sobre o Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação

Câmara Municipal do Rio. Foto: Ascom CMRJ
Representantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro (Comitê Rio) acompanharam, nesta terça-feira, 26 de março, a tramitação na Câmara de Vereadores do Projeto de Lei nº 754/2010 que deve instituir o Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação na capital fluminense. Aprovado em primeira votação, o projeto de iniciativa do vereador Reimont (PT) prevê a comemoração pertinente ao tema no dia 19 de setembro de cada ano. A data deve ser incluída no Calendário de Eventos do município.

O primeiro trimestre de 2013 tem tido intenso calendário de atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade na região me
tropolitana da capital fluminense. Coordenadas por integrantes do Comitê Rio, as ações de estímulo à colaboração da sociedade para a melhoria da qualidade da educação pública e à participação das famílias na rotina de estudos dos filhos têm envolvido profissionais da educação, gestores e lideranças de instituições religiosas.
 
PMSE na Região Metropolitana

Apresentação do Comitê Rio sobre o PMSE
na Escola Municipal Josué de Castro
Ainda nesta terça-feira (26), os representantes do Comitê Rio, David Francisco Arcênio e Sérgio Benedito Maia, estiveram na Escola Municipal Josué de Castro, localizada no Complexo da Maré, para definir com a diretora da unidade de ensino, Christiane Lagarto Fontoura, a data da próxima reunião de pais. O encontro foi agendado para o dia 06 de abril e terá como destaque na pauta a Importância da Interação Família-escola.
 
Uma primeira visita do Comitê Rio à escola foi realizada no dia 19 de março, quando os mobilizadores apresentaram o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) aos profissionais da unidade, incluindo os representantes do Conselho Escolar Comunitário (CEC), professora Flávia Borborema Pinho da Mota e o inspetor Kléber Melo da Silva. A apresentação sobre o PMSE contou com a participação do gestor do Projeto Bairro Educador Maré, Leonardo de Oliveira Ferreira.

Divulgação do PMSE a representantes do Projeto Bairro
Educador e à comunidade da Escola Municipal Teotônio Vilela.
O PMSE também foi divulgado por membros do Comitê Rio, no dia 28 de fevereiro, aos representantes do Projeto Bairro Educador e à comunidade da Escola Municipal Teotônio Vilela, localizada no bairro Manguinhos. Divulgação semelhante foi feita na Escola Municipal Professor Afonso Várzea, no Complexo do Alemão, no dia 30 de janeiro.

Nos dias 08 e 09 de abril, o integrante do Comitê Rio, Davi Francisco Arcênio, vai participar da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação que será realizada na Primeira Igreja Batista em Alcântara, bairro de São Gonçalo (RJ). As exposições da atividade serão conduzidas pelo representante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC), Paulo Ronaldo dos Santos.

Nenhum comentário: