terça-feira, 5 de março de 2013

Parceria Votorantim pela Educação ganha prêmio internacional

Representantes do PVE recebem prêmio na Guatemala
Importante parceiro do Plano de Mobilização Social pela Educação, o projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE) ganhou o I Premio Latinoamericano de Desarrollo de Base 2013, promovido pela Fundação Interamericana  e pela RedEAmérica. A premiação visa a divulgação de iniciativas comunitárias consistentes, acompanhadas por organizações empresariais com foco no combate à pobreza na região onde atuam.

“O prêmio é o reconhecimento de um projeto contínuo e dedicado, que envolve públicos diversos, engajados na causa da educação. Entre eles, funcionários da empresa, mobilizadores, consultores, professores, pais, entidades públicas e parceiros, que contribuem para fortalecer o valor da educação nos municípios. Esse resultado mostra que estamos na direção certa e nos incentiva a dar continuidade ao trabalho de apoio às comunidades em que atuamos”, declarou Mariana Franco, coordenadora dos programas de Educação, Trabalho e Via, do Instituto Votorantim.



A divulgação dos vencedores aconteceu no V Fórum Internacional, na cidade de Antigua, na Guatemala. O fórum teve como tema central “Jovens que transformam comunidades”. Além do PVE, também foram premiados o Projeto Ortópolis Barroso, do Instituto Holcim, o Proyecto  FRESOTA, da Fundación Smurfit Cartón de Colombia e La Experiencia Caluco, da Fundación Salvadoreña.

O processo de avaliação do prêmio considerou os seguintes critérios: transformação, sustentabilidade, aprendizagem útil e construção de capacidades e vínculos. Em todos eles, foram avaliados os resultados quantitativos e qualitativos. A capacidade de mobilizar a comunidade em prol de uma causa e garantir um benefício duradouro também ganhou destaque no processo.

A RedEAmérica é uma rede temática que conta com mais de 70 organizações de origem empresarial, comprometidas com o investimento social privado em 11 países da América Latina. O Grupo Votorantim é membro da rede.

Por Luana Costa / Blog Educação

Nenhum comentário: