quarta-feira, 27 de março de 2013

Oficina de Formação fortalece Mobilização Social pela Educação em Barreirinhas (MA)

Cerca de 70 pessoas participaram da Oficina em Barreirinhas
Por iniciativa do Comitê local, o município maranhense de Barreirinhas recebeu, no dia 12 de março, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Realizada no complexo esportivo da cidade, a atividade teve como objetivo reforçar e ampliar a atuação do Comitê e contou com exposições conduzidas pelo representante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do Ministério da Educação (MEC), Paulo Ronaldo dos Santos.

Representante do MEC, Paulo Ronaldo (em pé), apresentou
as orientações do PMSE
Entre os temas abordados, durante o evento, o representante do MEC incentivou o debate sobre a importância da interação família-escola-comunidade para a melhoria da qualidade da Educação e expôs ações promovidas por mobilizadores em todo o País com o intuito de aproximar familiares e educadores. Paulo Ronaldo orientou, também, a elaboração de Plano de Ação a ser implementado em Barreirinhas, com estratégias e metas baseadas no PMSE e adaptadas à realidade educacional e social do município.

Autoridades locais compuseram a mesa de abertura do evento
Além dos membros do Comitê, participaram da Oficina professores, gestores escolares, membros do Conselho Tutelar, da Câmara Municipal, das secretarias municipais de Educação, Planejamento e Agricultura, do Instituto Federal Tecnológico do Maranhão, bem como representantes de igrejas evangélicas, da Pastoral da Educação e do Sindicato de Professores. A mesa de abertura do evento foi composta pela secretária de Educação de Barreirinhas, Karina Keise; pelo vereador Antônio Carlos Lisboa; pelo assessor do Gabinete do Prefeito, Antônio Caldas; pela integrante do Comitê local, Clerismar Silva; e pela representante da Secretaria Municipal de Educação do município de Urbano Santos, Nilvana Santos.

A Oficina foi encerrada com apresentação do grupo de
dança country Caetés
De acordo com o representante da equipe do PMSE no MEC, como resultado da Oficina, as ações de incentivo à interação família-escola em Barreirinhas foram fortalecidas e conquistaram mais apoio da gestão local. Segundo Ronaldo, a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) passou a ser considerada prioridade pela prefeitura e o grupo de mobilizadores ficou mais motivado. “O comitê mostra-se entusiasmado com a continuidade das ações de Mobilização Social pela Educação em Barreirinhas”, afirmou Paulo Ronaldo.

Nenhum comentário: