quinta-feira, 21 de março de 2013

Lideranças religiosas incentivam interação família-escola-comunidade em Luís Eduardo Magalhães (BA)

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores em
Luís Eduardo Magalhães (BA)
Capelães escolares, educadores da rede pública e particular, membros do Conselho Tutelar, representantes da Secretaria Municipal de Educação e assistente social da Vara de Infância e Juventude participaram, no dia 23 de fevereiro, de Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Luís Eduardo Magalhães (conhecido também pela sigla LEM), na Bahia.  Além dos mobilizadores de LEM, voluntários do município de São Desidério estiveram presentes na atividade de formação.

Realizado por iniciativa da Capelania Escolar, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o evento contou com exposições conduzidas pela representante da equipe do PMSE no MEC, Loide Medeiros. Entre os temas abordados, a servidora apresentou o Plano de Mobilização Social pela Educação e orientou os participantes sobre como implementá-lo junto às comunidades em que atuam. Para complementar as dicas e sugestões de ação, foram expostas, ainda, práticas bem-sucedidas de mobilização da sociedade em prol da Educação desenvolvidas em diversas localidades do País.

Capelãs escolares apresentam as atividades do movimento
com o objetivo de aproximar família e escola
A Oficina ofereceu, também, espaço para que os mobilizadores locais compartilhassem o que vem sendo feito na região com o intuito de aproximar familiares e educadores. Os capelães escolares relataram que, há cerca de dois anos, vêm incentivando a interação família-escola por meio de palestras, peças de teatro, gincanas, entre outras ações promovidas nas instituições de ensino da cidade. O contato dos capelães luiseduardenses com a Mobilização Social pela Educação, no entanto, só se deu mais recentemente, por meio da mobilizadora e capelã Elisabete Pereira, de Anápolis (GO).
 
Entre os principais parceiros da Mobilização na cidade baiana, os capelães apontam instituições religiosas como a Assembleia de Deus, Comunidade Cristã, Igreja Batista Independente Filadélfia, 1ª Igreja Batista, Igreja Missionária Unida, Igreja Católica, Igreja de Deus, Igreja Avivamento da Fé, Igreja Batista Elchaday, Igreja Mundial Servos e a Igreja Nova Aliança. Também receberam destaque o Conselho Tutelar, a Assistência Social da Vara da Infância e Juventude de LEM, e a Secretaria Municipal de Educação.
 
Para conscientizar mais famílias sobre a importância do envolvimento de pais e responsáveis na trajetória escolar de crianças e adolescentes, os mobilizadores de LEM vão buscar, neste ano, conquistar a parceria de associações de bairro, empresas e faculdades, bem como de veículos de comunicação, como blogs de notícias locais e emissoras de rádio.
 
Sobre a Capelania Escolar
 
A Capelania Escolar é um movimento missionário cristão sem bandeira denominacional que atua junto a membros de igrejas, empresários, profissionais da educação, entre outros, com objetivo de auxiliar os alunos e suas respectivas famílias para que haja melhor desempenho escolar e sejam minimizados os casos de violência, evasão e reprovações.

Nenhum comentário: