quarta-feira, 13 de março de 2013

Universidade do Estado da Bahia mobiliza famílias em situação de vulnerabilidade social

Por meio das atividades do Mutirão Social promovido pelo Programa Pacto pela Vida, do Governo estadual baiano, mobilizadores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) têm aproveitado para conscientizar famílias de bairros de alta vulnerabilidade social sobre a importância do envolvimento dos pais no cotidiano escolar de crianças e jovens. Nos dias 8 e 9 de março, o Mutirão foi realizado na comunidade do bairro Rio Sena, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

No dia 8 de março, a convite da professora assistente da UNEB, Valnice Paiva, a mobilizadora Nize Lane Soares do Couto Rosa, do município paulista de Restinga, falou às famílias do bairro sobre os benefícios da interação família-escola. Nize Lane expôs, também, experiências de Mobilização Social pela Educação conduzidas em seu município e região. A apresentação da mobilizadora de São Paulo foi transmitida via Skype e Hangout, ferramentas que possibilitam a realização, pela internet, de conversas com vídeo.

As famílias do Rio Sena que não puderam participar desse diálogo tiveram oportunidade, no dia seguinte, 9 de março, de interagir com os mobilizadores da UNEB e se informarem sobre como participar mais ativamente da vida escolar dos filhos durante as ações da Caravana do Lazer, projeto desenvolvido pela Superintendência de Desportos do Governo do Estado da Bahia (SUDESB).

UNEB Parque

O UNEB Parque, que começou a ser promovido no dia 3 de março, é outra atividade que vem sendo promovida pela Universidade com o objetivo de aproximar familiares, educadores e alunos. Durante a atividade, a ser realizada em todos os domingos, a UNEB abre as portas à comunidade, se tornando um parque, onde as famílias e crianças são convidadas a participar de diversas atividades de lazer.

Com informações de Valnice Paiva, mobilizadora social pela Educação junto à UNEB.

Nenhum comentário: