segunda-feira, 4 de março de 2013

Novo Repartimento (PA) adere à Mobilização Social pela Educação


Cerca de 150 pessoas participaram da Oficina
em Novo Repartimento (PA)
Com a finalidade de promover o debate sobre a importância da interação família-escola, socializar ações de mobilização da comunidade em prol da Educação desenvolvidas em diversas partes do país e capacitar voluntários para atuar na região, o município de Novo Repartimento, no Pará, recebeu, nos dias 19 e 20 de fevereiro, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. A atividade, realizada por iniciativa da Câmara Municipal, contou com a presença de cerca de 150 participantes.

Representantes de diversos segmentos sociais estiveram
presentes no evento
Professores, gestores escolares, membros do Conselho Tutelar, pastores evangélicos, lideranças de comunidades rurais, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação, vereadores e do prefeito e vice-prefeito de Novo Repartimento compuseram o público da Oficina. Articulado pela vereadora Maria Creuza Soares Barbosa, o evento de capacitação começou a ser planejado a partir da participação da coordenadora do Plano de Ações Articuladas (PAR) no município, Keila Carneiro, no VI Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação sediado em Brasília, em dezembro de 2012.

As exposições da Oficina foram conduzidas pelo representante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) no Ministério da Educação (MEC), Paulo Ronaldo dos Santos. Em sua apresentação, Paulo Ronaldo orientou os participantes sobre como elaborar, com base no conteúdo do PMSE, plano de ação adaptado à realidade social e educacional de Novo Repartimento. Para tanto, entre outros temas, o representante do MEC expôs estratégias de comunicação e interação, dicas para formação e atuação do Comitê local, e destacou exemplos de práticas bem-sucedidas de mobilização da comunidade desenvolvidas em outras cidades brasileiras.

Dia da Família na Escola

Alunos da EMEB Vale do Sol com faixa de incentivo à
interação família-escola
A Oficina de Formação de Mobilizadores também ofereceu espaço para que os participantes apresentassem o que já vem sendo feito na cidade paraense com o intuito de aproximar famílias, educadores e comunidade. Bom exemplo dessa atuação é o “Dia da Família na Escola”, realizado pela Escola Municipal de Educação Básica Vale do Sol, por iniciativa das professoras Claudina Silva e Maria Cláudia de Oliveira. Na ocasião, a escola produziu faixas com mensagens de incentivo ao acompanhamento, por parte dos pais, da vida escolar dos alunos, bem como adesivos para serem afixados em automóveis, motos e geladeiras.

Nenhum comentário: