terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Família que Protege é tema de palestra na volta às aulas em Almirante Tamandaré (PR)

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Almirante Tamandaré, no Paraná, inicia o ano letivo com uma série de palestras nas escolas da rede direcionadas aos pais, às mães e demais responsáveis pelos estudantes sobre o tema Família que Protege. A primeira exposição será realizada a partir das 19 horas desta quarta-feira, 15 de fevereiro, na Escola Municipal Clair do Rocio Sandri, e tem como objetivo alertar os pais em relação ao seu papel na educação dos filhos e sobre a abordagem do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) referente ao compromisso de cada cidadão e das famílias na formação dos jovens.

A diretora do Departamento de Ensino da Smec/Almirante Tamandaré e membro do Comitê local de Mobilização Social pela Educação, Ângela Márcia Ferreira da Silva, explica que o tema das palestras é também o nome do projeto lançado pela Secretaria para organizar, entre outras atividades alusivas à Interação família-escola-comunidade, o circuito de exposições nas unidades de ensino. O projeto Família que Protege foi inspirado, ainda, no programa de formação Escola que Protege desenvolvido na Rede Estadual de Ensino do Paraná e direcionado aos educadores.

As palestras nas escolas municipais de Almirante Tamandaré serão conduzidas pela doutora em pedagogia, Ângela Mendonça, que também assessora o Centro de Apoio às Promotorias da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Paraná.

Mobilização Social pela Educação


A partir do segundo semestre de 2011, a Smec/Almirante Tamandaré colocou em prática o Projeto Itinerante de Mobilização Social pela Educação. A ação foi desenvolvida por meio da organização das escolas da rede em 10 grupos de trabalho, atendendo ao critério da aproximação por bairros. Leia mais: Almirante Tamandaré (PR) incentiva Campanha de Mobilização na volta às aulas

Em 2012, as palestras do projeto Família que Protege darão continuidade a essas ações por meio de exposições individuais em cada unidade de ensino municipal. Para cada palestra, a Secretaria também convidou famílias de alunos e educadores das escolas estaduais. Assim, nesta quarta-feira, são esperados representantes das comunidades do Centro Municipal de Educação Infantil Regina Wolf, além do Colégio Estadual Alberto Krause.

As ações de incentivo à Interação família-escola-comunidade em Almirante Tamandaré contam, ainda, com a colaboração dos membros do Comitê local de Mobilização Social pela Educação. Confira a seguir a relação dos integrantes:

Comitê Municipal de Mobilização Social pela Educação de Almirante Tamandaré (PR)

Professores/educadores:
Ângela Márcia Ferreira da Silva - educar.afeto.ler@hotmail.com  / ferreira_angel@yahoo.com.br
Anna Paula Olandoski Wolf Fontoura – annapaulawolf@hotmail.com
Divina Aparecida de Laura Pinto
Dulce Vieira – dulcevieira7@hotmail.com
Nilcélia Gonçalves Rosa – nil_maris@hotmail.com
Roseli Holoth - roseliholoth@uol.com.br
Suelen Aparecida Serpa
Kellen Wanderlei Santos – kellen_santos@hotmail.com
Bióloga:
Elizabeth Godke - bethgodke@yahoo.com.br
Assistentes sociais:
Vanilda Fernandes de Oliveira - vanildasfoliveira2000@yahoo.com.br
Veridiane de Fatima Rodrigues Topel - veridianetoppel@hotmail.com
Entidades religiosas:
Rubens Batista dos Santos – Pastor Igreja Batista
Cleberson Adriano Evangelista – Padre Igreja Anjo da Guarda
Abigail Oliveira Karpinski – Igreja ABBA biacarpinski@yahoo.com.br
Liderança social:
Darclê Westphal da Cunha - Associação Dorcas – dadi@modu.com.br
Representante do Conselho do Fundeb:
Nailton de Oliveira Santa Bárbara – E.M. Coronel João C. de Oliveira
Representantes da Apmf:
José Daniel Dornelas E.M Ipê
Fabiana Cristina Stival Lopes - E.M. José Antoniacomi
Imprensa:Alessandro de Sales de Lara – Comunicação – tudotamandare@gmail.com
Empresário: Clóvis Fretta – Relevo Artefatos de Papel Ltda

Nenhum comentário: